Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

Os 24 pecados do músico católico

OS 24 PECADOS DO MÚSICO CATÓLICO

Um bom líder sabe que várias cabeças pensam melhor do que uma

1- Fazer do altar um palco;
2- Impor sempre o seu gosto pessoal;
3- Cantar por cantar;
4- Ir sempre contra a ideia da equipa da celebração e do padre;
5- Escolher sempre as mesmas músicas;
6- Nunca sorrir;
7- Usar instrumentos desafinados;
8- Afinar os instrumentos durante a missa;
9- Nunca estudar liturgia;
10- Não prestar atenção à letra do canto;
11- Não ler o Evangelho do dia antes de escolher as músicas;
12- Cantar demasiado forte ao microfone;
13- Volume dos instrumentos muito acima do volume dos microfones;
14- Coral que canta tudo sozinho;
15- Cantar só para se exibir;
16- Distrair a assembleia com conversas paralelas durante a missa;
17- Não avisar o padre dos momentos em que serão cantadas;
18- Ensaiar tudo antes da missa;
19- Cantar músicas desconhecidas;
20- Usar roupa extravagante, que chame a atenção;
21- Fazer de conta que está num show de rock;
22- Perder o contacto com a assembleia;
23- Músicas fora da realidade e do tempo litúrgico;
24- Não ter vida interior ou oração, não ter o hábito da oração.

Sirvamos em tudo a Deus.


IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO VOCAL

Uma prática saudável e recomendada por fonoaudiólogos para profissionais da voz
O aquecimento vocal é uma prática saudável e recomendada por fonoaudiólogos para profissionais da voz, pessoas que utilizam a voz como ferramenta para o trabalho.
O aquecimento vocal promove a saúde vocal e potencializa as características da voz, atendendo a uma demanda vocal que pode provocar sintomas desagradáveis como rouquidão, cansaço, fadiga vocal e corporal.

O profissional da voz que está sempre rouco, fica cansado fisicamente durante o trabalho com uso da voz.
Ele necessita de conhecimento e treino sobre o uso mais adequado da sua voz para evitar estes sintomas.
A voz é produzida na laringe, nas pregas vocais. Quando inspiramos, armazenamos uma quantidade de ar nos pulmões. Durante a fala, esse ar é expirado, passando pelas pregas vocais. A pressão do ar faz com que as pregas vocais vibrem. A vibração das pregas vocais quando o ar expiratório passa por elas gera um som conhecido por nós como voz.
O aquecimento vocal é um meio para nos prevenirmos de alguns males causados pelo mal uso da voz, pois, além de potencializar nossa capacidade de projectar a voz, equilibrando a emissão e dando resistência vocal a pessoas que falam ou cantam por um longo período de tempo, ainda nos despertam para o auto-cuidado com a voz.

Técnicas para melhorar o seu desempenho vocal

Karla Fioravante, dos Cantores de Deus, ensina a cantar bem
Quando falamos de música estética, significa que podemos observar tecnicamente o belo, analisando a produção sonora como afinada, com respiração correcta, com apoio (diafragma), fluindo livremente, na textura correcta, sem forçar e sem deixar transparecer qualquer dificuldade com tonalidades em graves ou agudos.
Porém, acreditamos que a expressividade é um todo. Além das técnicas aplicadas ao canto, também devemos observar a postura do cantor ou cantora: como se apresenta, como transparece sua essência, como sorri e como o corpo responde a essa expressividade.
Quando cantamos, os nossos olhos, o nosso corpo, a nossa face, correspondem a tudo o que a música representa em nós. Quando cantamos para o Deus da vida – e procuramos através das canções levar pessoas para Ele –, devemos preparar verdadeiramente a nossa expressão para isso.
Falando em técnicas de voz, deixo aqui alguns exercícios para que tu possas fazer antes de qualquer apresentação ou na tua comunidade quando fores cantar nas celebrações ou nos grupos de oração ou em qualquer outra ocasião.
Antes de qualquer exercício, tenta relaxar o teu corpo, boceja, mesmo sem vontade, relaxa os teus ombros, solta os teus pulmões (inspirando e expirando), percebendo como está o teu corpo, quando te sentires à vontade faz os exercícios com atenção.

O cantor deve se preocupar sempre com a sua postura.

É importante que não deixes os ombros levantados e à medida que os pulmões se enchem de ar percebes a compressão do diafragma. Vai com calma, procura sempre a qualidade vocal e isto virá com o tempo, não forces a tua voz em nenhum exercício.

Respiração:

Inspira tranquilamente e, em seguida emite um 'SSSSSSSSSSS' soltando o ar vagarosamente, economizando-o. Procura fazer o mais lentamente possível.
Faz o mesmo com 'ZZZZZZZZZZ', 'FFFFFFFFFFF', 'CHHHHHHHHHH' três vezes cada um.

Ao iniciar exercícios de respiração está atento que a inspiração deve ser feita pelo nariz, com as narinas dilatadas e a garganta bem aberta. A expiração deve ser feita pela boca.

Ressonância:

Com a nossa boca fechada e sem apertar os lábios, imagina um bocejo reprimido. Inspira lentamente, prende a respiração durante três segundos e com a boca fechada solta 'MMMMMMMMM' em tom grave e vai subindo de tom.
Começa com um volume baixo e vai aumentando. Emite este som com a ponta da língua levemente apoiada por detrás dos dentes superiores e de boca fechada, sem apertar os lábios nem os dentes.
Faz este 'MMMMMMMMM' bem nasalado durante cinco segundos, abrindo a boca. Transforma-o em 'AAAAAAAA'. O 'MMMMMMMMM' ficará nasalado enquanto o 'AAAAAAAA' oralisado.
Faz isto umas dez vezes.

Há também exercícios de percepção musical auditiva, vocalizes, dicção, projecção, extensão, flexibilidade, entre outros. Para um bom desempenho é interessante que tenhas aulas de canto e técnica vocal. Cantar é uma arte e tu és um instrumento. Portanto, procura manter o teu "instrumento" afinado antes de o usar.

E lembra-te de que a hidratação das tuas pregas vocais é de suma importância para a saúde da tua voz, por isso, nunca deixes de beber muita água.

 

Regressar