Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Castidade

O que é a identidade sexual

 

O que é identidade sexual

 

Todos precisamos de ler o capítulo 2 de Génesis. Ele mexe com todos nós e fala da identidade sexual.

Impressionante! Deus não deixou nada sem nome e no sétimo dia Ele descansou e deu-te um presente. Este dado é muito importante, porque, Deus não fez o homem num dia comum, mas Ele parou um dia para criar o ser humano. O texto bíblico diz que o Senhor modelou o ser humano, pois Deus o fez à sua imagem e semelhança.

Podemos perceber isto quando olhamos para a pessoa que está ao nosso lado, e contemplamos a sua beleza. Duas pessoas apaixonadas ficam com cara de bobo, e a paixão de Deus na criação é, nada mais nada menos, do que colocar o homem no centro desta criação.

Nós nunca seremos produtos da causalidade, porém, muitos jovens pensam que são um ser qualquer, mas, Deus, apaixonou-se por cada um de nós, e nos fez à sua imagem e semelhança.

O homem estava insatisfeito, porque tinha tudo, mas faltava-lhe algo. Muitos vêem com a sua sexualidade sozinho (a) e vêem isolados. Deus percebeu que o homem não queria ficar sozinho, em contrapartida, a sociedade está cada vez mais, a deixar as pessoas sozinhas.

A castidade integra-nos

É bom quando encontramos uma pessoa, pois nós tornamo-nos mais próximos. Não é bom para ninguém ficar sozinho, mas há pessoas que não se relacionam com ninguém.

Existem muitos jovens que estão a morar com eles mesmos, porém, somos convidados a viver uns com os outros. A riqueza do outro está na convivência.

Precisamos de ter a graça de compreender que precisamos do outro, mas, existem tantas pessoas que têm medo de se aproximarem-se umas das outras.

Se quisermos viver a castidade, primeiro precisamos de encontrar um grupo de amigos. Um grupo de amigos que vivam a castidade, porque, muitos adolescentes estão a viver experiências homossexuais por não terem amigos de verdade.

Como é bom ter amigos! Como é bom sentir que temos alguém ao nosso lado, e quando alguém diz “sai do meu pé”, quer dizer “segura a minha mão”.

Encontrar um amigo ou uma amiga é aproximar-se dele. Se o primeiro elemento da identidade sexual é a semelhança de Deus, portanto, a segunda é a amizade, ou seja, é sermos amigos uns dos outros. Quando temos um amigo de verdade essa amizade chega a um grau de transcendência que não conseguimos medir o tempo.

Devemos dar um passo para a amizade, porque quando estamos juntos não vemos o tempo passar. O namoro é o período de construir uma amizade sadia.

O namoro está a tornar-se um problema, porque, há muitos namorados que vivem como casais, mas o namoro é o tempo de os namorados viverem uma grande amizade. O namoro é um tempo de fortalecer a virtude nobre da amizade.

Quando o namoro amadurecer dê um segundo passo, fique noivo, isto não é definitivo, porém, é um passo para a certeza que desejam ficar juntos. O amor é uma experiência maravilhosa, porque Adão ficou feliz por encontrar Eva, porque ela era o que ele estava à espera.

Identidade Sexual

A identidade sexual mostra que homem foi feito para a mulher; a mulher foi feita para o homem. O papa emérito Bento XVI diz que, primeiro passam pelo Eros, pois, ambos se olham e ficam endoidecidos, porque o amor é belo.

Hoje, dizem: o homem torna-se homem e a mulher torna-se mulher, mas, Deus já nos fez plenamente homens e mulheres. Em cada um de nós existe uma identidade integrada, por isso, não deixe manipular-se por uma falsa doutrina que está a entrar no nosso mundo.

O Papa Francisco diz que a ideologia do género está a levar a sociedade a regredir. Deus não fez Adão e Eva em vão. Os fez à Sua imagem e semelhança e devemos colocar no coração da juventude, a mesma alegria que Adão teve ao contemplar a mulher.

Os homens que são machistas perdem a oportunidade de contemplar o rosto divino de Deus. Há muitos homens que destroem as mulheres, o masculino é um dom divino, assim como, o feminino.

Nós não nascemos para sermos seres individuais, não podemos perder a alegria de estarmos juntos. Devemos reconhecer o outro como pessoa!

Não deixe de conduzir-se por uma cultura que diz que o amor é libertinagem.

Nós temos uma história sexual, que não pode ficar como um apêndice e, precisamos de pedir ao Senhor para tomar a nossa identidade sexual. O mais belo que temos é sermos humanos. Temos um carimbo que diz: “somos de Deus”, pois, o Senhor fez-nos semelhantes a Ele, e a única coisa que nos diferencia é o pecado.

Regressar