Aproxima-se a chegada do Papa Bento XVI a Portugal, no que será a quarta viagem oficial de um Papa a Portugal e a quinta deslocação a Fátima.
Paulo VI foi o primeiro Pontífice Romano a deslocar-se a Fátima, apenas como “peregrino humilde”, evitando uma visita oficial, dadas as relações tensas na altura vividas entre a Santa Sé e Portugal, na sequência da participação do Papa no Congresso Eucarístico Internacional em Bombaim, integrado numa peregrinação à Índia, em Dezembro de 1964.
João Paulo II efectuou três visitas oficiais a Portugal, em 1982, em 1991 e em 2000, deslocando-se sempre ao Santuário de Fátima.
A visita de Bento XVI a Portugal, que decorre de 11 a 14 de Maio a convite do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e da Conferência Episcopal Portuguesa, inclui passagens por Lisboa, Fátima e Porto.
Lisboa
A viagem, com o tema “Contigo caminhamos na esperança – sabedoria e missão”, começa no dia 11, com chegada marcada para as 11h00 de Lisboa, no aeroporto da Portela, onde o Papa vai ser acolhido por 50 crianças da Diocese de Lisboa.
Após cerimónia de boas-vindas, no Mosteiro dos Jerónimos, às 12h45, tem lugar uma visita de cortesia a Cavaco Silva, no Palácio de Belém, pelas 13h30.
Às 18h15 inicia-se a celebração da Missa no Terreiro do Paço.
No dia 12, Bento XVI reúne-se com figuras da cultura portuguesa, no Centro Cultural de Belém (10h00), e, ao meio-dia, receberá, na Nunciatura Apostólica, o Primeiro-Ministro.
Fátima
A partida para Fátima, em helicóptero, está marcada para as 16h40. A chegada à Capelinha das Aparições está prevista para as 17h30, seguindo-se uma celebração com padres, religiosos, seminaristas e diáconos na igreja da Santíssima Trindade (18h00).
A recitação do Rosário e a Procissão das Velas, às 21h30, será presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.
No dia 13, pelas 10h00, o Papa preside à Missa e no final da cerimónia, Bento XVI visitará em privado o túmulo dos três Videntes de Fátima.
Depois do almoço com os Bispos de Portugal, o Papa tem um encontro com os membros de "organizações da Pastoral Social”, católicos ou não, às 17h00, na igreja da Santíssima Trindade, seguido de uma reunião com os Bispos portugueses, às 18h45, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.
Porto
Para além da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, em Fátima, o Papa marca presença na “Missão 2010”, promovida pela Diocese do Porto.
A chegada ao heliporto da Serra do Pilar, em Gaia, acontecerá pelas 09h00, seguindo Bento XVI para a Avenida dos Aliados, onde preside à Missa, às 10h15.
A despedida de Portugal será pelas 13h30, no Aeroporto Internacional do Porto, com uma breve cerimónia.
O regresso a Roma está marcado para as 14h00.
Objectivos da visita «a todo o Portugal e a todos os portugueses»
Reavivar a fé, dinamizar a esperança, revigorar a caridade e fortalecer a unidade são alguns dos objectivos que os bispos portugueses esperam que sejam alcançados na preparação da visita que o Papa Bento XVI efectua a Portugal entre 11 e 14 de Maio.
Visita que, esperam os bispos, seja “semente que germine e dê frutos de renovação espiritual, apostólica e social”.
Numa Nota Pastoral sobre a Visita, divulgada no final de uma reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, em Fátima, os bispos portugueses sublinham ainda os temas da viagem (“Contigo a caminho da Esperança – Sabedoria e Missão”), referindo que a Igreja em Portugal tem de “caminhar com o sucessor de Pedro, redescobrindo no cristianismo uma experiência de sabedoria e missão”.
“Sabedoria vivida no conhecimento das realidades terrestres, a partir de uma referência a valores, de modo que, na fidelidade à identidade cristã, sejamos capazes de dar um contributo positivo à construção de uma sociedade mais justa; missão como itinerário de uma vida que se quer mergulhada no mundo, mas diferente em opções e atitudes, e que, sobretudo pelo exemplo, anuncia Cristo e a sua boa nova”, refere a Nota Pastoral.
A Visita de Bento XVI, lembram os bispos, é a todo o país, não apenas a Lisboa, Fátima e Porto, pelo que apelam à participação e presença de todos nos diversos momentos e lugares do programa da visita, testemunhando “o amor ao Papa e a vontade explícita de aceitar as suas propostas”.
Números da Igreja em Portugal
A Igreja Católica tem em Portugal cerca de quatro mil sacerdotes distribuídos pelas 21 dioceses, de acordo com os últimos dados oficiais disponíveis, que se referem a 2007.
De acordo com as estatísticas do Anuário Católico de Portugal, 90 por cento dos portugueses (9.261.854 numa população de 10.303.941) afirma-se católica.
A Igreja Católica portuguesa tem actualmente 48 bispos, dos quais 21 são diocesanos (incluindo o Ordinário Castrense), 17 são eméritos (já ultrapassaram os 75 anos de idade), além de nove auxiliares e de um coadjutor.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), órgão cimeiro da estrutura da Igreja Católica em Portugal, é actualmente presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, sendo vice-presidente D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
Programa daviagem de Bento XVI a Portugal
Dia 11/05/2010
Lisboa
11h – Chegada ao Aeroporto da Portela.
12h45 - Cerimónia de boas vindas, no Mosteiro dos Jerónimos
13h30 - Visita de cortesia ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém
18h15 - Celebração da Santa Missa
Dia 12/05/2010
Lisboa
10h – Encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém
12h - Encontro com o primeiro-ministro, na Nunciatura Apostólica.
16h40 – Partida de helicóptero para Fátima
Fátima
17h30 - Chegada à Capelinha das Aparições
18h – Oração das Vésperas com padres, religiosos, seminaristas e diáconos na Igreja da Santíssima Trindade
21h30 - Recitação do Terço e Procissão das Velas. Eucaristia presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone
Dia 13/05/2010
Fátima
10h00 – Missa da Peregrinação Internacional Aniversária
13h00 - Almoço com os Bispos de Portugal
17h00 - Encontro com membros de organizações da Pastoral Social, na Igreja da Santíssima Trindade
18h45 – Encontro com os Bispos de Portugal, na Casa de Nossa Senhora do Carmo
Dia 14/05/2010
Fátima
08h00 – Despedida da Casa de Nossa Senhora do Carmo
Porto
09h30 - Chegada ao heliporto da Serra do Pilar, em Gaia
10h15 – Missa na Avenida dos Aliados
13h30 – Cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional do Porto
14h00 – Partida para Roma
09h30 - Chegada ao heliporto da Serra do Pilar, em Gaia
10h15 – Missa na Avenida dos Aliados
13h30 – Cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional do Porto
14h00 – Partida para Roma