Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Ano Paulino

Quando nasceu São Paulo?

 Quando nasceu São Paulo?

Quando nasceu São Paulo?

Encontramos duas indicações cronológicas nos textos bíblicos. A primeira é da carta à Filémon que diz: “eu, este ancião (presbútes) Paulo, e agora prisioneiro por causa de Cristo Jesus” (Fm 9); e a segunda o livro dos Actos 7, 58: “as testemunhas haviam deixado os mantos aos pés de um jovem (neaníou) chamado Saulo”. Segundo as pesquisas, a carta a Filémon foi escrita entre os anos 54-61 e o Apóstolo quando a escreveu já se considerava velho, ancião. Mas qual é a idade aproximada para uma pessoa se considerar ancião?

Segundo a tradição grega, o médico Ippocrate, citando obra De Opificio Mundi de Filon de Alexandria, diz que a idade do homem galga de sete em sete anos:

“ depois do primeiro sopro num período de sete anos nascem os dentes (criança 1-7).
No fim do segundo período de mais sete anos o homem chega à puberdade (pré-adolescente 7-14).
Mais sete anos a barba cresce (adolescente 14-21).
Mais sete anos alcança a plenitude da sua força viril (jovem 21-28).
No quinto período é próprio para o casamento (adulto 28-35).
No sexto período o homem completa o seu entendimento (adulto 35-42).
No sétimo é o maior progresso e desenvolvimento das faculdades intelectuais e de raciocínio (adulto 42-49).
No oitavo é a soma da perfeição das faculdades intelectuais e de raciocínio (ancião 49-56).
No nono as paixões tornam-se brandas e suaves por estarem subjugadas (velho 56-63).
No décimo o homem deseja o fim da vida embora os seus membros e sentidos orgânicos ainda estejam ilesos, pois a idade muito avançada tende a todos eles enfraquecer e debilitar (velho 63-70).

Esta tradição grega vem confirmar a tradição hebraica ensinada na Mishná (ensinamento e estudos baseado na repetição das tradições encontradas na Lei) e que classifica a idade de 60 anos como ancião.

Para concluir a data do nascimento de São Paulo podemos considerar que entre os anos 54-61 (data em que a carta a Filémon foi escrita) Paulo, que era ancião, tinha entre 49 a 56 anos. Então a data do seu nascimento poderia ser entre os anos 5 e 10 d.C. confirmada pelo texto dos Actos. Assim entre 2005 e 2010 poderíamos justificar uma celebração jubilar dos dois mil anos de nascimento do glorioso Apóstolo São Paulo.

Pe Pedro Schiavinato, estudante de Ciências Bíblicas e Arqueologia em Jerusalém.

O CATIVEIRO

De Casareia a Roma, a viagem tornou-se perigosa. De facto, o navio navegou à deriva durante quinze dias de Creta a malta, não se podendo orientar "nem pelo sol nem pelas estrelas" (Act 27, 20). Paulo, prisioneiro, só em Deus põe a sua confiança: "Pois esta noite apareceu-me uma anjo de deus ao qual pertenço e a quem adoro, o qual me disse: "Não temas, Paulo. (...) Deus te concede a vida de todos os que navegam contigo" (Act 27,23-24). Acontece, pois, o naufrágio. Porém, todos chegam à ilha, alguns a nado, alguns graças a uma tábua.

O MARTÍRIO DE S. PAULO

Paulo chega a Roma em 61, para aqui ser julgado. Depois de dois anos de prisão domiciliária, no coração da cidade, perto do Tibre (o actual bairro judeu), que ele emprega em evangelizar e escrever, o processo encerra-se por falta de acusadores. Mas, depois do incêndio de 64, Nero acusa os cristãos de serem os autores do incêndio. Paulo é preso, acorrentado no cárcere Marmetino e condenado à decapitação, que terá lugar fora dos muros aurelianos, na via Ostiense, mais provavelmente entre 65 e 67.

A palavra final não é morte de Paulo, uma vez que se trata, ao contrário, do desenvolvimento do cristianismo e da Boa Nova levados para todos os lados pela grande testemunha do ressucitado, que se tornou, à sua imagem, "Luz das Nações" (Is 49,6; Act 13,47).

 

Regressar