Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Ano Novo

Mais um ano chega ao fim

 

Mais um ano chega ao fim. O que fizeste? 

  O ano passou rápido, e talvez nem tenhas percebido. Então, para e faz uma reflexão

O tempo é um dos aspectos mais fascinantes da vida e, por incrível que pareça, é único para cada pessoa, mesmo que os relógios sejas iguais e o ano tenha 365 dias para todos. É que como cada um, lida com ele de modo diferente, as experiências também são exclusivas. A Sagrada Escritura afirma, em Ecle 3, “que cada coisa é boa e proveitosa quando vivida no seu devido tempo”; e eu acredito nisto. Mas o que fazer quando o tempo passa tão veloz, que nem sequer conseguimos pensar no que seria bom viver naquele momento?

Pensando no ano que termina, podemos analisar o que conseguimos viver e, pelos frutos elegermos o que devemos cultivar ou lançarmos fora para não perdermos tempo na vida. Aliás, tenho aprendido que o tempo não mudou. Nós é que nos temos ocupado demais, e dá-nos a impressão de que o tempo é insuficiente para tudo o que queremos realizar. A afirmativa fica ainda mais clara quando estamos de férias, por exemplo, e praticamente nos obrigamos a desacelerar o ritmo das atividades.

No início, podemos até continuar agitados como se estivéssemos fora de órbita, mas, depois de alguns dias, vamos achando o nosso lugar e percebemos que, finalmente, voltamos a viver. Já no caso contrário, quando nos colocamos como a pessoa mais indispensável do mundo e tentamos resolver dez situações no mesmo instante, o tempo parece voar. Aí, batemos na conhecida tecla: “A vida é feita de escolhas!” Portanto, ao analisar a tua vida nos últimos doze meses, tens a sensação de que “o ano passou a voar” e não deu tempo para fazer tudo o que tinhas planeado, pode ser um sinal de que tenha cumprido muitas tarefas e vivido pouco. Se os planos que tinhas em viajar de férias, optar pelo amor em vez do sucesso, visitar amigos e ser paciente, por exemplo, foram substituídos por tarefas e horas extras no trabalho, é preciso “recalcular a rota”.

Vive a felicidade

A felicidade é um dom que não se encontra no fim da estrada, mas está distribuída pelo caminho e costuma esconder-se nas coisas mais simples. É por isso que, se passarmos pela vida sempre com pressa, correremos o risco de não encontrar a felicidade e chegarmos ao fim da jornada com as mãos vazias e a sensação de ter sido desleal com o próprio coração. E isto, com certeza, não é a vontade de Deus para nenhum de nós. Portanto, a dica é: tenha calma! Por mais difícil que seja, é preciso desacelerar um pouco para não se perder no tempo, que é o nosso amigo ou o nosso rival, dependendo das escolhas que fazemos em relação a ele. Ter calma, não é deixar de fazer o que se deve, mas conciliar as possibilidades, respeitar os limites e eleger o essencial a cada instante. Quando começamos a pensar assim, podemos perceber que, muitas vezes, gastamos o nosso precioso tempo, que seria dedicado ao descanso, com o uso das redes sociais, que nos fazem ficar cada vez mais cansados e sem tempo, simplesmente por falta de disciplina.

Em todo o caso, ao pensarmos no ano que passou, podemos rever as nossas escolhas e aprendermos algumas lições. O que foi bom deve perpetuar, e o que não foi, já é passado, temos uma nova chance para acertar. A cada amanhecer recebemos do Criador a capacidade de levarmos ao mundo um sopro de vida, esperança, paz e amor em tudo que fazemos, só é preciso manter o coração unido ao d’Ele, sabendo que tudo o que fazemos é graças a Sua misericórdia.

O Senhor enviou-nos ao mundo não apenas para cumprirmos tarefas, mas, antes de tudo, para sermos canais do Seu amor na vida daqueles que, por um motivo ou outro, entram na nossa história. Desejo que, ao pensar no ano que passou, possas fazer escolhas que favoreçam a tua vida, pois é vivendo cada instante com sentido que experimentamos a ação concreta de Deus. A propósito, Ele está entre nós agora, revela-se a mim enquanto escrevo, e a ti enquanto estiveres a ler.

Demos-Lhe graças pelo ano que termina!

Regressar