Fechar para “balanço”
Estes são os últimos dias do ano. Passou tão rápido este ano. Tantas coisas eu vivi num ano só: mudanças, perdas, soluções, sofrimentos e muitas alegrias. Por isso, preciso de parar para fazer um “balanço” da minha vida em geral, para entrar no ano novo com cara nova, com novas expectativas e metas e é claro, sem carregar fardos do ano velho para o ano novo. Então, como fazem as grandes lojas e o comércio em geral, vou fechar para balanço. Vou fazer uma revisão de vida, repensar as coisas, ver como tenho agido e vivido a minha vida. Estes passos ajudarão a fazer o “balanço” da melhor maneira possível. Que eu possa aproveitar para rever todas as áreas da minha vida, espiritual, física, familiar e trabalho, tempo…
1°- Leitura bíblica: Lucas 19,1-10. Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico, chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, e porque era de baixa estatura. Ele correu adiante, subiu a um sicómoro para o ver, quando ele passasse por ali. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador… Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: “Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei quatro vezes mais”. Disse-lhe Jesus: “Hoje entrou a salvação nesta casa”. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.
2°- A Vontade de Deus era encontrar-se com Zaqueu, por isso, Jesus entrou em Jericó. É Vontade de Deus encontrar-se contigo! Arranja um tempo para este encontro e dá prioridade como darias a um compromisso de trabalho.
3º- Zaqueu desejava conhecer e ver Jesus, o seu esforço de correr e subir a uma árvore, vencendo as suas limitações provou o seu desejo de mudança, de CONVERSÃO!
4°- Acolher Jesus em sua casa, com o coração aberto como estava, levou-o à conversão e a fazer uma revisão de vida: faz uma revisão das tuas metas e compromissos vividos ou não, neste ano que está a chegar ao fim, sê sincero e reconhece as tuas vitórias e fracassos;
5°- Zaqueu reconheceu o que nele estava errado e corrigiu o seu erro. É preciso reconhecer os erros e pecados e corrigi-los, para obter VIDA NOVA: refaz as tuas metas, isto é muito importante. Começa com as mais simples, aquelas que dependem só de ti, depois faz os compromissos e as metas mais difíceis, que precisarás de muita disciplina e ajuda para o conseguires.
O acto do Mestre sensibilizou Zaqueu e Jesus não precisou de lhe dizer nada, bastou a Sua presença, o Seu amor e a salvação entraram naquela vida. O que tu precisas de fazer, é receber Jesus em tua casa e deixar que Ele faça em ti, que o Espírito Santo revele ao teu coração o que precisas de mudar, refazer, corrigir. Não carregues entulhos para o ano que vem, perdoa e pede perdão, resolve, corre atrás, tem coragem de deitar fora, de dar, de te desfazeres. Depois disto faz uma boa confissão e a vida Nova irá encher o teu coração.
“Em Cristo somos mais que vencedores”!!!
Canta os louvores do Senhor com a tua vida. Deus abençoe o teu “balanço”.
Feliz e abençoado 2011!