Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Ano Novo

Como será o ano 2017 para ti?

COMO SERÁ O ANO 2017 PARA TI?

 

Início de 2017, muitas perguntas surgem na nossa mente: O que fazer? Será que este ano vai ser diferente? Será que as coisas vão melhorar?
É comum as pessoas traçarem metas para o próximo ano do que elas querem viver e não fazer um balanço do que já viveram. Porque isso acontece?
Talvez porque as pessoas tenham um certo receio de se avaliarem a si mesmas, é mais fácil colocar metas do que parar e pensar no que aconteceu, na experiência que foi adquirida. As pessoas não têm o hábito de aprender com a experiência. Que tudo, seja positivo ou negativo, ele concorre para que a pessoa cresça enquanto indivíduo.
Se é uma experiência ruim, vamos aprender com ela, ficar com os aspectos positivos da experiência.
É com os erros que aprendemos, então, ficar pensando só no futuro, traçar metas. "Ah! Agora vai melhorar", é uma coisa até um pouco mágica, as pessoas falam: "Em 2017 tudo vai mudar, eu vou parar de fumar, parar de beber..." Mas não sabe porque deu tudo errado no ano anterior, podemos pensar: "Porque eu não parei de fumar nesse ano que passou?", O que eu contribuí para que isso acontecesse? Ninguém quer olhar para si mesmo, fazer um balanço da sua vida, das suas culpas, sempre há a tendência de jogar no outro a responsabilidade de seus actos.
Como a pessoa deve trabalhar com o que foi negativo no ano que passou, para viver melhor o novo ano?
Exactamente fazendo um balanço, o que eu posso aprender com esse negativo? O que ele pode contribuir pra mim, será que foi tudo tão ruim porque eu não consegui enxergar o outro. Eu não consegui lidar com minhas coisas ruins, parar para pensar, será que eu sou uma pessoa muito impulsiva, se auto-avaliar.
Hoje em dia o indivíduo está muito imediatista, muito consumista, entra numa 'roda viva', numa busca incessante do prazer imediato. E não pára pra pensar, não pensa nas consequências. Quando termina o ano, pensa: "O que eu fiz? Deu tudo errado... Mas porque será que deu tudo errado?". Vamos aprender, vamos avaliar, "será que eu não entrei numa 'roda viva'? Que eu não parei para pensar? Que eu fui muito com a cabeça dos outros? E minha individualidade, autonomia e independência?".
 

O que fazer para viver bem este ano?
A 1ª coisa
seria saber lidar com esta frustração, não ser tão imediatista, não acreditar em tudo, em fórmulas mágicas, consumir tudo. Não perder a individualidade, porque senão vem o vazio, é preciso repensar os valores.
A 2ª
é consequência desta, saber preservar a própria autonomia e independência da pessoa, pensar por conta própria, não cair em modismos,
E, também, assumir responsabilidade dos seus próprios actos, 3ª questão
. Não culpar o outro, reconhecer os erros, e não só se justificar procurando culpar os outros.
Uma outra coisa seria aprender a lidar com as diferenças individuais, olhar o outro, perceber o outro e ver que podemos aprender com as diferenças, o outro é diferente de mim, tem desejos diferentes, aspirações diferentes, pensa diferente, e que podemos aprender com isso.
Vive a vida de uma forma mais apaixonada, descobre coisas novas, isto vai estimular a tua própria auto-estima, a valorizar-te mais, apreciar-te mais, diferenciar-te do outro. Estas seriam metas para 2017, para melhorar mais a tua forma de viver.

 

Regressar