Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Alguns Santos

São Silvestre

S. Silvestre I, papa

Era natural de Roma, seu pai chamava-se Rufino e governou a Igreja de Roma de 314 a 335. Vivia-se então um dos grandes momentos da história eclesiástica, O edicto de Milão encerrara a era das perseguições e a conversão de Constantino ia permitir à religião cristã suplantar o paganismo em todo o Império. Os três concílios que então se reuniram, revestiram-se igualmente da mais alta importância. No ano de 314, os bispos do Ocidente declararam em ArIes que a validade dos sacramentos não dependia da fé ou da virtude dos ministros que os conferiam. No mesmo ano, os bispos do Oriente resolvem em Ancira (Ancara) admitir daí em diante à comunhão todos os pecadores arrependidos, por maiores que tivessem sido as suas culpas. Foi finalmente em 325 que se reuniu o concílio ecuménico de Niceia, no qual foi condenado o arianismo e proclamada a divindade de Cristo. Silvestre fez-se representar nele por Vito e Vicente, sacerdotes romanos, e por Ósio, bispo de Córdova.
Mas o pontificado de S. Silvestre, como tal, é considerado como “o mais vazio do século”, por culpa de Constantino que, tendo dado liberdade à Igreja (313), se arrogava o direito de a governar.

Silvestre é muito citado; emprega-se, de facto, muitas vezes o seu nome para designar o último dia do ano: “Desde o de Janeiro até ao S. Silvestre”: assim se diz, contando 365 ou 366 dias de particulares bênçãos, vindas do Pai, merecidas para os homens pelo sacrifício do Filho encarnado, e distribuídas pelo amor do Espírito Santo.  

Um dia, ao ver no caixão a figura desfigurada de um seu parente, que tinha sido notável pela sua beleza, reflectiu assim: “Eu sou hoje o que ele foi, um dia serei o que ele é”. Abandonou tudo e retirou-se para um deserto, onde se entregou à penitência e à meditação. 

S. Silvestre morreu em 335 e foi sepultado no cemitério de Priscila, na via Salária.

Oração:

Vinde, Senhor, em auxílio do vosso povo, que confia na intercessão do papa S. Silvestre, e conduzi-o ao longo desta vida passageira, para que chegue um dia à felicidade da vida que não tem fim. Por nosso Senhor.

Regressar