Este Santo, que a Igreja celebra no dia 3 de Agosto, pôde com os seus lábios e vida proclamar:
"para mim, viver é Cristo, e Cristo Sacramentado". Nascido no século XIX marcou toda a Igreja com o verdadeiro culto a Jesus Eucarístico.
São Pedro Julião Eymard pertencia a uma família tão religiosa que a própria mãe o levava diariamente à Igreja para receber a bênção do Santíssimo.
Certa vez o menino de cinco anos desapareceu de casa e quando o procuraram na igreja encontraram Pedro diante do sacrário com esta resposta lábios: "Estou a falar com Jesus".
Foi à luz de Cristo Eucarístico que Pedro descobriu a sua vocação ao sacerdócio, a qual se concretizou depois de vencer as oposições do pai, tornando-se assim um padre secular e mais tarde religioso na Congregação dos Maristas.
São Pedro Eymard percebendo a indiferença do povo para com Jesus Eucarístico e inspirado por Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, fundou o Intitulo do Santíssimo Sacramento, pois tinha concluído: "É necessário tirar Cristo do sacrário, apresentá-lo ao povo como grande Senhor, Mestre, Salvador, vivo, real no nosso meio".
Viajando por toda a França, deixando vários escritos, abrangendo sacerdotes, religiosas e leigos na sua obra em honra ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento,
Os últimos dias da sua vida foram cheios de contrariedades e de sofrimentos. Os seus próprios religiosos já não demonstravam muita confiança nele. Ele consolava-se, então, com estas palavras:
"Eis-me aqui, Senhor, no Jardim das Oliveiras. Humilhai-me, despojai-me. Dai-me a cruz, contanto que me deis também o vosso amor e a vossa graça".
São Pedro tudo conseguiu com o auxílio da Graça e têmpera diante dos inúmeros sofrimentos, isto até entrar na adoração eterna no Céu, em 1868.