Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Alguns Santos

São Nicolau

Imagem vazia padrãoSão Nicolau nasceu em 270 em Pátara, Lícia, foi monge e arcebispo de Mira, Turquia. Morreu pouco depois de ter participado no Concílio de Niceia (325).
A sua vida é marcada por gestos de amor e de fé.
Entre eles, conta-se que três raparigas tinham chegado à idade de casar mas não poderiam fazê-lo por o seu pai ser pobre e não ter dinheiro para o “dote”.
Aproveitando-se do pai dormir com a janela aberta, Nicolau, de noite, atirou-lhe uma bolsa de moedas de ouro e passado algum tempo a filha mais velha casou. Nicolau repetiu a acção tendo à terceira vez sido descoberto.
Nos países do Norte da Europa é São Nicolau o santo encarregado, pelo Menino Jesus, de visitar as famílias distribuindo presentes às crianças no Natal.
E, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de Dezembro.
A ligação de São Nicolau ao Pai Natal deu-se em consequência de um poema, publicado nos EUA em 1823, intitulado “Uma visita de S. Nicolau” que começava: “Na noite antes do Natal...”.
São Nicolau é dos primeiros santos a ser venerado sem ter sido mártir. O seu grande milagre foi a bondade monótona do dia-a-dia, viveu a fé e o amor durante toda a vida.
Soube traduzir a fé proclamada em Niceia: a encarnação de Deus, a certeza que O todo-poderoso pode amar-nos e entrar na nossa vida.
Nicolau morreu em Mira, em 342, com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegassem ao povo.

São Nicolau...rogai por nós!  

Com São Nicolau somos convidados a acender na luz de Cristo a luz de uma nova humanidade, a luz da compaixão pelos perseguidos, pelos pobres, pelos pequenos.
Quem acredita que Deus se fez Menino no meio de nós, deve levar a felicidade às crianças, às famílias, aos aflitos.

Regressar