Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Alguns Santos

Santo Anacleto

O Papa Anacleto (ou Cleto) foi o sucessor de São Lino e terceiro Papa, governando entre os anos 76 e 88. Era grego.
Durante onze anos de intensas actividades no "trono de São Pedro", viveu uma época de oscilação de paz e perseguição aos cristãos sob o reinado do imperador Vespasiano e seus dois filhos sucessores, Tito e Domiciano, em período em que os cristãos acreditavam estar próximos do fim do mundo e do juízo final, baseados na pregação de João Evangelista. Foi também durante o seu papado que ocorreu a histórica erupção do Vesúvio.
Ordenou 25 sacerdotes em Roma, sancionou a veneração ao túmulo de S. Pedro, construindo um monumento sobre a sepultura do apóstolo de Cristo. Os escritos de Santo Ireneu confirmam a sua eleição como Anacleto I ou abreviadamente como Cleto, o que levou alguns a pensar como se fossem dois papas diferentes.
A sua morte no ano 88, durante as perseguições de Domiciano faz dele um dos mártires da Igreja Católica. Foi sepultado ao lado de São Pedro. Dele são atribuídos uma série de orientações que condenam o culto de objectos "mágicos e de feitiçaria" e de aceitarem comida oferecidas aos deuses "pagãos".
Também a ele é atribuída a instauração da "Saudação e Bênção Apostólica" na abertura das mensagens papais.

Regressar