Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Alguns Santos

Santo Alberto Magno

 SANTO ALBERTO MAGNO

 

 

Alberto nasceu no ano 1206 na cidade alemã de Lauingen, nas margens do Danúbio.

A sua família era militar e nobre. Era muito estudioso. Os seus companheiros e professores chamavam-lhe ”O filósofo”, devido à sua facilidade em aprender.

Terminados os estudos, ficou a professor. Foi, sem dúvida, um dos maiores sábios de todos os tempos.

Não dominava apenas, como Mestre, a Filosofia e a Teologia (matérias em que teve como discípulo S. Tomás de Aquino), mas também estendia o seu saber às Ciências Naturais.

Foi físico e químico, estudou astronomia, meteorologia, mineralogia, zoologia, botânica, escreveu livros sobre tecelagem, navegação, agricultura.  

Tão assombroso acumular de ciência – que lhe valeu o título de “Magno” – não o impediu, porém, de ser um piedoso e exemplar dominicano. 

Rezava para não se deixar seduzir pelas vãs palavras tentadoras da nobreza da família. Passava muitas noites em oração e descobria a Deus no encanto da criação.

Nomeado Bispo de Regensburg, mostrou-se Pastor zeloso e exemplar; mas, logo que pôde, pediu e obteve dispensa das funções episcopais e retornou à sua cela de monge humilde e sábio.
Foi chamado "Doutor Universal".

Morreu em Colónia em 1280.

Regressar