1 15 deOutubro: Dia de Santa Teresa D’Ávila
Santa Teresa nasceu em Ávila, Espanha, no dia 28 de Março de 1515. O seu nome era Teresa de Cepeda Y de Ahumada. Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila.
Espanhola, de família nobre, bela e inteligente, foi uma criatura que lutou contra as suas contradições internas, contra as mentiras e hipocrisias de uma vida espiritual vazia.
Santa Teresa ocupa um lugar especial dentro da mística cristã; é considerada um dos grandes mestres espirituais que a história da Igreja já conheceu. Entretanto, ela não pode ser esquecida como reformadora do Carmelo, como aquela que conseguiu devolver à Ordem Carmelita o seu primitivo vigor espiritual.
Tinha como conselheiro espiritual São João da Cruz, seu conselheiro espiritual, também doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem carmelita.
É chamada Teresa, a Grande, por sua grandeza de mulher. Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher. Com a graça de Deus, uma graça.
Em 1970, o papa Paulo VI, proclamou-a “Doutora da Igreja”, (tal como Santa Catarina de Sena) pela profunda mística e espiritualidade. Foram as duas primeiras mulheres a quem se reconheceu esta qualidade pelos méritos dos escritos doutrinários que deixaram.
Por meio de contactos místicos e com a orientação de São João da Cruz, iniciou aos 40 anos de idade, com a saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino.Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila.
Daí partiu para todas as direcções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas.
S. Teresa foi também mestra de muitos místicos e manteve correspondência com o rei Felipe II da Espanha e personagens ilustres da sua época. São suas estas palavras: “Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher, com a graça de Deus uma força; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência “. Por solicitação do seu confessor escreveu a história da sua vida, um livro de confissões.
Desde a sua infância S. Teresa mostrou um temperamento exuberante. Aos sete anos fugiu de casa para procurar o martírio na África.
S. Teresa deixou-nos várias obras, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo: “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”. Morreu em Alba de Tormas, na noite de 15 de Outubro de 1582, aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa.
No dia 27 de Setembro de 1970 o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. A sua festa litúrgica é no dia 15 de Outubro.
Oração
Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizeste Santa Teresa recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos a graça de encontrar sempre alimento na sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Oração d Santa Teresa deÁvila, dizia:
Nada te perturbe,
Nada te assuste.
Pois tudo passa.
Só Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
A quem tem Deus
Nada lhe falta.
Só Deus basta!
Ó Santa Teresa de Jesus, vós sois a mestra da genuína oração e ensinais-nos a rezar conversando com Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Ó Santa Teresa, ajudai-nos a rezar com fé e confiança, sem nunca duvidar da bondade divina. Ajudai-nos a rezar com inteira conformidade da nossa vontade com a vontade de Deus, com insistente perseverança até alcançarmos o que necessitamos.
Ó Santa Teresa de Jesus, fazei-nos fiéis à nossa oração da manhã e da noite e a transformar em oração o cumprimento das nossas tarefas de cada dia. Que a oração seja para a porta da nossa conversão e santificação e a chave de ouro que nos abrirá a porta do Céu. Amém. Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!
Santa Teresa, virgem esposa, especialmente amada do Crucificado, doutora da Igreja, permiti que, imitando-vos perfeitamente, eu possa cumprir a vontade e ganhar a amizade do Sumo Bem, antes de buscar as alegrias do mundo.
Apesar de todas as minhas contradições e defeitos, dai-me força para seguir o vosso exemplo e seguir plenamente a Cristo com aquela perfeição que Ele pede. Com o vosso auxílio eu possa superar as dificuldades desta vida e merecer o repouso sem fim no céu. Amém.
”A oração não consiste em pensar muito, mas em amar muito”, Santa Teresa