POR QUE É QUE AMAS A IGREJA?
Alguns cristãos foram convidados a responder a esta pergunta: «Por que amas a Igreja?» De entre as respostas, escolhemos estas três.
Por que amo a Igreja? Quando me ponho a pensar, não encontro explicação.
Aos 19 anos, revoltei-me. Nessa idade, pareceu-me que pertencia à Igreja apenas porque tinha uns pais cristãos, e queria ser livre.
Durante um ano não fui à Missa. Entretanto, continuei a procurar a verdade, a rezar, a ler o Evangelho. Pouco a pouco, fui entendendo o que significava o meu baptismo, o que era ser discípulo de Jesus, o que era pertencer à Igreja.
Agora assumo livremente que sou cristão, mesmo diante de colegas que ridicularizam a Igreja.
Amo a Igreja de Cristo. Nela posso encontrar-me com Cristo ressuscitado e com os meus irmãos na fé.
Eu sou Igreja e amo-a muito. Graças a ela posso escutar a Palavra de Deus em comunidade, posso comungar o Pão da Vida, posso receber o perdão para os meus pecados, posso encontrar um sacerdote que me acolhe e me anima nas dificuldades.
A Igreja é para mim o Povo de Deus. E eu sou membro deste povo que tem como referência de vida o Evangelho, que se reúne para celebrar em festa a sua fé, e procura ser no mundo sal, luz e fermento.
Sei que este povo tem defeitos, mas não me atrevo a criticá-lo. Tenho de ser eu o primeiro a ser mais fiel ao Evangelho de Cristo, tornando a Igreja mais atraente, com mais beleza.
Amo esta Igreja santa e pecadora. Desejaria que ela brilhasse cada vez mais no mundo como uma grande luz.