Objectos litúrgicos
Cálice: é uma taça de metal ou outro material nobre, onde se coloca o vinho que vai ser consagrado na Eucaristia ou Missa.
Patena: pequeno prato de metal em que o sacerdote coloca as hóstias para consagrar.
Hóstia: assim se chama o pão que é oferecido no altar e se transforma em corpo de Cristo, partido em comunhão na missa. Na adoração do Santíssimo fica no hostensório.
Sanguinho: pequena toalha branca, mais comprida do que larga, que seca o sangue de Cristo durante a celebração. É usado para limpar o cálice, a patena e a âmbula depois da comunhão.
Corporal:
pano branco, quadrado, com aproximadamente
Pala: pequeno cartão quadrado, coberto de tecido branco, que serve para proteger o cálice durante a celebração da eucaristia.
Manustérgio: é uma pequena toalha, sempre de tecido absorvente, com que o sacerdote, na missa, e também o ministro, na celebração, enxugam as mãos, depois de as lavar após a preparação e oferecimento das ofertas do pão e do vinho.
Altar: mesa onde se celebra a Eucaristia. É símbolo de Cristo e deve estar sempre coberto com uma toalha branca e limpa. Sobre ele podem estar acesas velas e colocada uma cruz, se no lugar não existe um crucifixo. As flores devem ser colocadas ao lado do altar, e não sobre ele.
Bandeja:Pequeno prato metálico utilizado na distribuição da comunhão para recolher eventuais partículas ou gotas que caiam do pão e vinho consagrados.
Píxide: Também chamada *cibório”, é um vaso sagrado destinado a guardar a Sagrada Reserva, a distribuir a Comunhão e a fazer a exposição do SS. Sacramento.