Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

A Família

Sete dicas sobre a família

Sete dicas para a minha família ser de Deus

“Eu quero que a minha família seja de Deus”. Devemos fazer qualquer esforço pelas nossas famílias, já que as amamos. Primeiramente deves ter disposição e amor para lutar pela tua família e mesmo sentindo-te só, não te entristeças, pois Jesus também se sentiu só, mas hoje Ele renova as nossas forças para darmos a vida, se necessário, pelas nossas famílias.

Precisas de ter a abertura de coração e dizer: "Eu quero, eu quero!". Não esperar que o outro mude, mas que comece a mudança a partir de ti.
É nesta abertura que vamos partilhar algumas dicas práticas para a tua vida em família.

A primeira dica é: "Perdoa". Para que a tua família seja de Deus, perdoa. O perdão é o acerto de contas do cristão. Perdoa sempre, mesmo quando tu tens razão. Nós perdoamos porque somos de Deus. O nosso perdão passa pela razão. Então decide-te a perdoar. Põe um ponto final na história das mágoas e perdoa.

É preciso perdoar sempre e perdoar tudo, as pequenas coisas do dia-a-dia, aquelas coisas que dizemos para o filho várias vezes, mas ele não muda. Tu não podes deixar de falar, precisa de amar, educar, mas é necessário também exercitar o perdão. Ontem eu estava a fazer uma caminhada e fui dizendo a Jesus que eu era fraca, pecadora e precisava perdoar uma pessoa e comecei a dizer o nome da pessoa e no final daquela caminhada eu fui tomada por uma paz que tive até vontade de cantar, pelo perdão Deus me refez, foi um banho de perdão.

Recomendo-te: não percas tempo na vida, porque sem o perdão nós não temos força para nada, a pessoa que não perdoa torna-se amarga, azeda, mesmo tendo razão, se não perdoares, não vai dar certo. Há pessoas que não mudam. Esperamos que ela amanhã mude, mas ela continua daquele jeito, e talvez ela só mude no último suspiro de vida. Tu deves perdoar e continuar a rezar por esta pessoa. Não percas tempo!
Pensa no perdão, reza perdoando, pois Jesus na cruz ensinou-nos a perdoar. Reza no autocarro, não percas tempo com outros pensamentos. Perdoa a todos! Perdoa a todos e sempre! Então a primeira dica é esta, o perdão.

A segunda dica é: “Declara o teu amor!”. Diz às pessoas de tua casa “Eu amo-te”, em vez de dizer: “Eu mato-te”, “Eu esmago-te”, como muitas vezes temos vontade de fazer. A família precisa de ser um berço de amor.

Quanto mais tempo gastamos a declarar o amor que temos, menos tempo teremos em casa para a murmuração, para palavras negativas, para reclamações. Cada vez que declaras o amor em tua casa as coisas transformam-se pela força deste amor. Vamos expulsar o mal de nossas casas pelo amor, dizendo “Eu amo-te meu amor!”.

Declara o teu amor. E que amor é este que declaramos? É por que a vida é um mar de rosas, é por que está tudo bem? Não, é porque amamos de facto.

A terceira dica é: “Ama os teus defeitos”. Como é que Deus nos ama? Parece que quanto mais pecador, mais Deus nos ama. É este o jeito de Deus nos amar, quanto mais falho e tenho as minhas imperfeições mais Deus me ama. Ama os teus defeitos, para que ames o outro do jeito que ele é, pois assim se tornará melhor.
Muitas vezes a nossa oração é: “Vem Senhor com o teu fogo e queima estes defeitos”, mas a oração deve ser “Senhor, que cada vez eu ame mais”. A tua mulher tem defeitos? O teu marido tem defeitos? Ama com os defeitos! Cobre a pessoa de amor, isto vale também de pais para os filhos.

Dica número quatro: “ Está presente!”. Não deixes sozinho, pergunta onde a pessoa vai, a que horas chegou? Se vês a mulher a lavar a louça, ajuda a lavar. Se for o pai a arrumar o armário, vai ajudá-lo, larga o computador! Sê presença! As vezes nós não teremos todo o tempo do mundo para estarmos em família, sonhamos com as férias, o descanso, mas não, é no dia-a-dia e a qualidade do momento que nos faz viver melhor uns com os outros.

Família que te alimentas diante de uma televisão ligada, tens diálogo? Tens partilha? Não tens! Tu precisas de ser presença, ter tempo para estar com a tua família. Às vezes as pessoas já não param em suas casas, porque já sentem que tu não estás presente na vida delas e por isso não se sentem importantes e não ficam contigo.

Deus está sempre presente comigo, jamais Ele está ausente e é esta presença que precisamos de ser na vida uns dos outros.

Dica número cinco: “Vai à Missa”. Se queres que a tua família seja de Deus, vai à Missa, vai com alegria, vai sem brigar com ninguém, mas convida. Nós precisamos de colocar a Missa em primeiro lugar, pois é Jesus que recebemos na Eucaristia, pois sem Ele não aguentamos. Se vais à Missa, se fores sozinho, reza com alegria, reza pelos teus, coloca-os na patena do Senhor! Vai à Santa Missa sempre, pois é o lugar do teu abastecimento.Não voltes da Missa pior do que foste, volta bem alegre, pois se não vão pensar que nada adiantou.

Dica número seis: “Mostra quem Deus é”. Nunca mandes ninguém da tua família ir a Deus, pois nem sempre dá certo. Não mandes o teu marido ir a Deus, diz-lhe: “vem para Deus”. Que ele vá contigo. E os teus filhos também. Os teus filhos não vão encontrar Deus na Igreja se não encontrarem Deus na sua casa!

Dica número sete: “Acredita na misericórdia de Deus”. Deus tem caminhos para mim e para a minha família que eu não conheço, Ele tem maneiras de solucionar os problemas da nossa casa que não é do nosso jeito. Então nós precisamos de crer que a misericórdia de Deus vai solucionar, preciso abrir o coração para aquilo que é a misericórdia de Deus, para que traga solução para aquilo que aparentemente para nós não tem solução.

Meteste na tua cabeça que tem que acontecer do teu jeito aquela coisa para que a tua família se converta, mas quem foi que disse que deve ser do teu jeito? Deus tem os seus próprios caminhos. Não te prenda aquilo que tu achas que tem que acontecer para a conversão da tua família, é preciso dar espaço para que a misericórdia de Deus aconteça.

Regressar