Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

A Família

Eduque os filhos com valores cristãos

 Eduque os filhos com valores cristãos     

 

Educar os filhos é formar bons cristãos e honestos cidadãos  A

 Igreja ensina que os primeiros catequistas dos filhos são os pais. É no lar que estes se tornam cristãos. Por isso, é preciso que os pais vivam a fé católica, conheçam a doutrina cristã, frequentem os sacramentos, leiam com os filhos a Palavra de Deus, cultivem a moral católica e rezem com eles em casa.  São Paulo ensina aos romanos que “a fé entra pelo ouvido”. “E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?” (Rom 10,15). É ouvindo os ensinamentos cristãos dos pais que os filhos vão sendo doutrinados na fé.

É no colo da mãe e do pai que os filhos aprendem a crer em Deus, a respeitar tudo o que é sagrado, a rezar o santo terço, a amar a Virgem Maria, os anjos e os santos. É com os pais que os filhos devem aprender as verdadeiras bases da nossa fé, os doze artigos do Credo, os sete sacramentos, os dez mandamentos e a maneira correta de viver a vida como cristãos.  

 

Dom Bosco dizia que educar os filhos é “formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Nem sempre a escola dá às crianças uma educação moral correta. Dá-nos arrepios quando lemos que os governantes querem colocar, nas escolas, ensinamentos morais que contradizem a fé católica, ensinando, por exemplo, uma deseducação sexual, sem castidade e sem pudor.

Que tristeza saber que algumas escolas chegam a colocar máquinas para distribuir os preservativos aos jovens, fomentando a promiscuidade e a vivência sexual fora do plano de Deus. É por isso que os pais precisam de estar muito atentos sobre tudo o que os filhos estão a aprender e a ver nas escolas hoje.   Para que os pais possam passar aos filhos a boa educação católica é preciso amá-los de todo o coração, gastar tempo com eles, aceitar renunciar aos seus momentos de diversão para estar com eles. Sem isso, não será possível conquistá-los nem educá-los como precisam; e sem os conquistar, não será possível falar-lhes das coisas de Deus de maneira convincente.

O filho que não gosta do pai, porque é maltratado e humilhado por ele, não pode aprender a amar a Deus. O pai da terra é a primeira noção que o filho tem do Pai do céu. Os pais devem aproveitar os momentos de convívio – na hora do almoço e do lanche, nas conversas e nos passeios – para moldar a fé e o comportamento dos filhos segundo a fé da Igreja.

Os pais devem ensinar aos filhos as boas maneiras, o respeito com cada pessoa, especialmente com os mais velhos, com os deficientes e pobres. É no lar que a criança precisa de aprender o que é caráter, honradez, justiça, amor, pureza, bondade, desprendimento e humildade. É em casa que os pequenos aprendem a dizer sempre a verdade e a trabalhar. Enfim, o lar deve ser a primeira escola de virtude e de bons valores. O povo diz, com sabedoria: “filho de peixe peixinho é”.  

 

O livro do Eclesiástico, no capítulo 30, ensina como os pais devem educar os filhos. “Aquele que dá ensinamentos ao filho será louvado por causa dele” (v.2). “Um cavalo indómito torna-se intratável, uma criança entregue a si mesma torna-se temerária” (v.8). “Não lhe dê toda a liberdade na juventude, não feches os olhos às suas extravagâncias” (v. 11).  

 

Os educadores são unânimes em dizer que educamos os filhos muito mais pelos exemplos do que pelas palavras. Então, os pais devem ter todo o cuidado com o seu comportamento diante dos filhos. Se ele mente, o filho aprende a mentir; se diz palavrões, o filho repete-os; se a mãe é preguiçosa e desleixada, a filha imita-a; se os pais rezam, os filhos rezam, naturalmente, sem dificuldade. Disso tudo, vemos a importância que a família tem na formação na criança.

E que dizer de muitas crianças que não têm um pai a seu lado, porque este abandonou a família? A base de tudo é a família. O filho tem o direito de ter um pai, uma mãe, um lar, ser amado e educado com todo o amor.

Regressar