Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

A Família

Educar pelo exemplo

A Igreja ensina que os primeiros catequistas são os pais. É no colo destes que toda a criança deve aprender a conhecer a Deus, aprender a rezar e a dar os primeiros passos na fé; assim como a conhecer os Mandamentos e os Sacramentos. Os pais são educadores naturais e os filhos assimilam os seus ensinamentos sem restrições.

Será difícil levar alguém para Deus se isso não for feito, em primeiro lugar, pelos pais. É com o pai e a mãe que a criança tem de ouvir em primeiro lugar o nome de Jesus Cristo, a Sua vida, os Seus milagres, o Seu amor por nós, a Sua divindade, a Sua doutrina… Eles são os responsáveis por lhes dar o Baptismo, a Primeira Comunhão, o Crisma e a catequese.

Quando fala aos pais sobre a educação dos filhos, São Paulo recomenda: “Pais, não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor” (Ef 6, 4). Sem a "doutrina do Senhor", não será possível educar.
Dom Bosco, grande pai e mestre da juventude, ensinava que não é possível educar sem a religião. O seu método seguro de educar estava na trilogia: amor - estudo - religião.

Os pais não devem apenas mandar os seus filhos à igreja, mas, devem acompanhá-los. É vendo o pai e a mãe ajoelharem-se que um filho se torna religioso, mais do que ouvindo muitos sermões. A melhor maneira de educar, também na fé, é pelo exemplo.

Se os pais rezam, os filhos aprendem a rezar; se os pais vivem conforme a lei de Deus, os filhos também vão viver assim; e isso desdobra-se noutros exemplos. Os pais precisam de rezar com os filhos desde pequenos, cultivar em casa um lar católico, com imagens de santos num oratório, o crucifixo nas paredes; tudo isto vai educando os filhos na fé.
Não apenas leve o seu filho à igreja, mas, ensine-o a rezar; leve-o ao grupo de oração, aos Encontros da fé, leia com ele a Bíblia.

 

Um aspecto importante da educação religiosa dos filhos está ligado à escola. Os pais precisam de saber e fiscalizar o que os seus filhos aprendem ali. Outro cuidado que os pais precisam de ter é com a televisão: saber seleccionar os programas que os filhos podem ver, sem violência, sem sexo, sem massificação de consumo, entre outros.

A televisão tem o seu lado bom e o seu lado mau. Cabe a nós saber utilizá-la. Uma criança pode ficar até cerca de 700 horas por ano na frente de um televisor ligado. Mais uma vez aqui, é a família que será a única guardiã da liberdade e da boa formação da criança. Da mesma forma, a internet, os pais não se podem descuidar dela.



Para levar os filhos a Deus é preciso saber conquistá-los.

O que quer dizer isto? Dar-lhes tudo o que querem: a roupa da moda, a camisa de marca, os ténis caros? Não, tu conquistas os filhos com aquilo que tu és, não com aquilo que tu lhes dás. Dando-te a ti próprio a ele; dando o teu tempo, o teu carinho, a tua atenção, ajudando-os sempre que eles precisarem de ti.
Diante de um mundo tão adverso, que quer arrancar os filhos das nossas mãos, temos de os conquistar por aquilo que somos para eles. É preciso que o filho tenha orgulho dos seus pais, assim será fácil levá-lo a Deus. Conquistar o filho é respeitá-lo; e não ofendê-lo com palavras pesadas e humilhantes quando o corriges. É ser amigo dos amigos dele; é saber acolhê-los em tua casa; é fazer programas com ele; é ser amigo dele. Enfim, antes de dizer ao teu filho "Jesus ama-te", diz-lhe: "Eu amo-te".

 

 


Regressar