Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

A Família

As tias podem ser exemplos vitais de amor e virtude

 

As tias podem ser exemplos vitais de amor e virtude

 

Os meus filhos são abençoados por terem uma tia fantástica. Na verdade, acho que ela é a melhor tia (e melhor irmã!) que existe.

Vou falar de algumas coisas que ela faz que foram uma bênção diária na minha vida e na vida dos meus filhos – coisas que cada tia poderia (e deveria) fazer para fortalecer os relacionamentos com os sobrinhos e sobrinhas e ser um exemplo que eles podem seguir.

Ajudar nas pequenas coisas

A minha irmã mora connosco, por isso consegue viver o âmago da questão da vida com muitas crianças, de perto e pessoalmente. Apesar de ser tão esmagadora, ela tomou a iniciativa de assumir um papel extraordinário: a responsável pelo lanche.

Para os que não sabem, fazer um lanche é uma árdua tarefa que inevitavelmente termina em lágrimas e frustração. Mas ao contrário de mim, a minha irmã tem o dom da organização. Ela transformou a experiência do lanche num processo ordenado, eficiente e sem lágrimas. E continua a manter este processo funcionando sem problemas, noite após noite. As crianças não reclamam, porque ela lhes ensinou uma maneira melhor. Ao assumir uma tarefa que parece pequena, ela ensinou aos meus filhos algumas grandes lições sobre cortesia, gratidão e respeito.

Eu sei que a maioria das tias não mora com os irmãos, então esta provavelmente não é uma opção para muitos de vocês. Mas encontrar tarefas pequenas, aparentemente negligenciadas, como combinar visitarem-se aos sábados, são outras maneiras de mostrar pequenas coisas para os sobrinhos e sobrinhas vai deixar um impacto duradouro nas suas vidas.

Ver o invisível

Esta manhã, a minha filha de dez anos de idade não foi à escola por causa de uma dor de barriga. Não tomou o café da manhã, estava pálida e visivelmente a sentir-se mal. Estávamos todos tristes porque hoje era o Dia dos Avós, e ela estava a trabalhar forte em presentes e uma performance para os meus pais. Isto parecia terrível. Mas quando me sentei no sofá com a Charlotte depois de largar as outras crianças, a minha irmã estava a ver-nos. Quando me afastei por um minuto, a minha irmã disse baixinho: “Achas que ela está nervosa com o desempenho?”

Este pensamento nem sequer me ocorreu, mas assim que a minha irmã disse isto, percebi que fazia todo o sentido. Charlotte fica sempre nervosa antes das performances, e uma vez memorável ela até vomitou antes de subir ao palco. Claro, o seu estômago estava a reagir aos nervos. Eu perguntei-lhe e tudo desmoronou. Ela estava nervosa, e com medo de decepcionar a professora e os avós. Conversámos sobre isso, e depois ela foi para a escola um pouco mais tarde, mas com alto astral e saiu-se maravilhosamente bem na sua performance.

Os pais geralmente ficam tão sobrecarregados com as tarefas do dia a dia para criar os filhos e o trabalho que não percebemos algumas coisas. Nós confundimos tristeza com a surdez, ou ignoramos inteiramente isso. Mas outro conjunto de olhos, um desconectado da lista diária de tarefas, mas profundamente conectado às pessoas pequenas pelas quais estamos a fazer tudo, pode muitas vezes perceber estas coisas. Uma tia que se importa pode transformar o dia inteiro de uma criança, e às vezes até a vida toda.

Tornar os momentos mágicos

A minha irmã é óptima em celebrações. Dar presentes é a sua linguagem de amor, e ela expressa melhor quando está a planear maneiras de fazer algo especial. Uma coisa que ela decidiu fazer pelos meus filhos é dar a cada um deles uma “Viagem de Adolescente” quando fizerem 13 anos – eles podem escolher qualquer lugar que quiserem nos EUA e ela irá levá-los.

Isto é algo que eu nunca conseguiria fazer, e mesmo que pudesse, tenho que admitir que a quantidade de planeamento envolvido provavelmente tornaria isto tão impossível como a falta de recursos financeiros. E não é que a minha irmã esteja a nadar em dinheiro – ela já está a economizar para estas viagens, planeando cuidadosamente para garantir que ela possa dar a cada um dos meus cinco filhos o presente de uma lembrança que eles terão para o resto das suas vidas. A viagem é um presente incrível, mas o exemplo de generosidade e altruísmo que ela está a demonstrar-lhes é um presente incomparável – um que espero que eles guardem nos seus corações para sempre, deixando que eles formem os seus próprios eus futuros.

Não são necessários grandes actos de dar presentes para fazer a surpresa acontecer, então não se sinta derrotado se as viagens estiverem além das suas possibilidades. Você pode surpreender os sobrinhos e sobrinhas através de uma tarde ensolarada no parque, ou numa brincadeira na chuva num dia chuvoso. As crianças estão encantadas com o mundo, e passar o tempo no mundo com a tia é muito mágico, não importa o que estejam a fazer.

Não importa como você faz estas coisas, mas importa que você as faça. Estas três maneiras simples de cuidar dos sobrinhos e sobrinhas vão te manter conectada, e a eles dará outro exemplo de virtude e compaixão para seguir à medida que crescem e eles mesmo se tornarem pais, tias e tios.

Regressar