A Família
Os 5 distintivos de uma família católica
- 05-01-2016
- Visualizações: 256
- Imprimir
- Enviar por email
Os 5 distintivos de uma família católica
Será que as famílias católicas são diferentes das outras? Em que se diferenciam? A tua família, encaixa-se neste perfil?
Considerando o que a Igreja já escreveu sobre a família, sugerimos isto:
1. A família católica está unida na missa ao domingo
A Eucaristia é a fonte do amor e da intimidade que as famílias católicas devem viver e celebrar. Ir à missa juntos aos domingos e festas de preceito, bem como confessar-se regularmente, é viver uma vida familiar eucarística.
2. A família católica reza em comum
A família católica está chamada a amar-se com o amor que vem do coração de Deus. E isso só pode ser conseguido como graça quando ela é pedida ao Senhor em oração, por todos os membros da família, que suplicam ao Pai que ensine o caminho para chegar a esse amor.
3. A família católica está chamada a proteger a intimidade
A família cristã está chamada à comunidade íntima, à comunhão do serviço, o que é a verdadeira escola de amor, na qual se aprende como Deus nos ama com todo o seu coração, e como fazer isso com o próximo mais próximo.
4. A família católica coloca a família em primeiro lugar
Depois de Deus, a família está em primeiro lugar, porque nossa família é a comunidade à qual Deus nos doou primeiramente para nos relacionarmos com o mundo; criamos e protegemos os rituais familiares e nossas atividades em comum como as mais importantes que realizamos durante a semana.
5. A família católica é testemunha e sinal
Reconhecemos que Deus quer transformar o mundo, transformá-lo no amor, a partir da família. Por isso, a família católica participa nesse plano de duas maneiras: sendo testemunha do amor e da alegria, e levando isto à comunidade, por meio da prática das obras de caridade que Jesus nos ensinou.