Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Núcleo de Grijó

História de Grijó

EM Actualização Seremos Breves 

 

jam_redondo 

Grijó

 

Grijó é uma freguesia do conselho de Vila Nova de Gaia, com mais de 10.000 habitantes e pertence ao distrito do Porto.

O nome Grijó deriva do latim Igriji, significando pequena igreja. Este nome era relativo ás fundações anteriores do Mosteiro de São Salvador, que remontam ao século X, depois de Cristo.

mosteiro-grijo O Mosteiro de São Salvador foi sendo construído a partir do século X, sob o nome de Mosteiro de Eclesiola, tendo sido batizado no século XI pelo bispo de Coimbra, como Mosteiro de São Salvador de Eclesiona.

 

Com o passar dos anos a terra começou a chamar-se Egrejinha (Igriji em latim), depois passando para Egrijó e finalmente Grijó. No século XVI, o Mosteiro foi novamente baptizado, desta vez pelo bispo do Porto, como Mosteiro de São Salvador de Grijó. Contém o túmulo de Rodrigues Sancho, filho ilegítimo do Rei Sancho I de Portugal e da sua amante, a formosa Ribeirinha. Os claustros do mosteiro têm servido vários propósitos ao longo dos séculos, servindo mesmo de hospital durante a resistência à invasão napoleónica no século XIX.

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 1 523 habitantes.

Em 10 e 11 de Maio de 1809 decorreu a Batalha de Grijó durante as Invasões Francesas.

A história do livro "Morgadinha dos Canaviais" do escritor Júlio Dinis decorre nesta vila também, concretamente no sítio dos Canaviais.

 

O Inicio do Núcleo de Grijó 

Em 1992,  durante uma peregrinação a Fátima, o senhor Padre Amadeu deu a conhecer a JAM e lançou-nos um desafio a mim (Francisco) e às minhas filhas Aurora e Gracinda.

Aceitámos o convite e começámos a ir à cidade do Porto, Avenida Camilo, 240, onde residia o Sr. P. Amadeu, para ali com mais dois jovens, o Pedro e o Leonel, conversarmos, rezarmos e cantarmos. Logo a seguir apareceram mais dois jovens, o António e o Norberto

A 22 de Outubro de 1994, em Grijó, na casa da Aurora, e com alguns adultos convidados, tomou posse provisoriamente a Direcção que era constituida por mim e pelas minhas duas filhas, a Aurora e a Gracinda.

Já muitos anos passaram, já muita coisa linda fez o núcleo de Grijó, já cresceu em quantidade e em qualidade e atravessa na altura em que completa 13 anos de vida, o melhor e mais alto momento da sua já longa e bonita história, porque tem sido servido de elementos directivos muito corresponsáveis e dedicados à causa nobre e bela de serem e tudo fazerem com que outros jovens o sejam também, na vida, Alegria de Maria.

grupo

 

Sentimos em todo este caminhar a presença amorosa da Máe e Rainha da JAM.

Se achas que falta algo na tua vida para te sentires mais feliz, não penses duas vezes, é do amor de Maria que precisas, não tenhas medo e entra para a JAM. 

Regressar