Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Núcleo de Grijó

Actividades Grijo 07-08

Abril  

8 de Abril -> Aniversario do JAMista Joaquim 

14 de Abril -> Dia Diocesano da Juventude

Caminhada pela vida com amor“Se as coisas são feitas para serem usadas e as pessoas para serem amadas, porque é que amamos as coisas e usamos as pessoas?”Para celebrar o Dia Diocesano da Juventude, a Zona Pastoral Aro Norte organizou uma experiencia de Liberdade longe das “distracções” que habitualmente preenchem o nosso dia-a-dia.

Este ano celebramos a XXII Jornada Mundial da Juventude para a qual o papa Bento XVI nos desafia a meditar sobre as palavras de Jesus: “Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei” (Jo 13,34).

O amor verdadeiro fiel e forte que gera paz e alegria que une as pessoas fazendo-as sentir-se livres, só é possível ser descoberto se aceitarmos o convite que o Papa nos faz: percorrer com ele o caminho de Deus… pois “Deus é Amor”.

Neste sentido, e de forma simbólica, fomos desafiados a fazer esta caminhada ao longo da praia e a reflectir sobre a mensagem de confiança que o Papa deposita em todos os jovens: “Sois o futuro e a esperança da humanidade”. 

20 de Abril -> Aniversario do JAMista Daniel 

22 de Abril -> Ordenação do CésarO Núcleo de Grijó marcou presença na ordenação do diácono César na Sé de Viana do Castelo. Aproveitamos o dia para conhecer a cidade bem como o Santuário de St. Luzia onde tivemos oportunidade de visualizar a cidade através do zimbório. Foi um dia de partilha, emoção e convívio. 

Maio 

6 de Maio -> Visita a  S. João de Ovil 

A JAM foi recebida calorosamente pelos paroquianos e pré-JAMistas da paróquia de S. João de Ovil. Na parte da Manhã, a Santa missa foi animada pelos JAMistas e presidida pelo Sr. Padre Amadeu. No final, fomos surpreendidos por uma banda musical de nome Gestaçô. De seguida, fomos presenteados com um apetitoso almoço oferecido pelos pré-JAMistas residentes onde tivemos a presença do Sr. Padre Joaquim, pároco dessa mesma Paróquia. Após o almoço, fomos conhecer a localidade de S. João de Ovil e as suas bonitas paisagens.PARABENS e OBRIGADO S. João de Ovil por este acolhedor encontro. 

26 de Maio -> Vigília de Pentecostes em Medas e Grijó

Mais uma noite mágica proporcionada pela JAM. O Núcleo de Medas juntamente com o Sr. Padre Amadeu preparam uma vigília intensa onde foi sentida a presença do Espírito Santo. Mais uma vez, as palavras do Sr. Padre Amadeu foram enriquecedoras. Ao mesmo tempo em Grijó, realizou-se a vigília dentro do Mosteiro, onde estiveram presentes alguns JAMistas do nosso Núcleo. O jogo de luzes proporcionado dentro e fora do Mosteiro criou um ambiente propício para a reflexão, bem como as sábias palavras do Sr. Padre António Coelho. 

27 de Maio -> Aniversario do JAMista Pedro Rafael 

31 de Maio -> Encerramento do mês de Maria

O nosso Núcleo participou no encerramento do mês de Maria, tendo a honra de levar o andor de N. Senhora enquanto se recitava o terço. 

Junho 

6 de Junho -> Aniversário do JAMista Luís 

7 de Junho -> Convívio do Núcleo

O dia do Corpo de Deus foi o escolhido para um Convívio entre os elementos do Núcleo. Iniciamos o dia com a santa eucaristia, celebrada às 8 da manha pelo Sr. Padre António Coelho no mosteiro de Grijó. Em seguida, partimos rumo a Cortegaça, cidade de bonitos espaços verdes e junto á praia, onde realizamos várias actividades de lazer.

Prosseguiu-se então um delicioso almoço partilhado. Neste dia, o JAMista Luís festejou o seu 16ºAniversário. O Clima estava apelativo a uma ida à praia. Foi mais um belo dia de convívio JAMista para recordar. 

10 de Junho -> Convívio Paroquial 

No dia 10 de Junho realizou-se mais um convívio paroquial em Felgueiras. Mais uma vez foram muitos os paroquianos Grijoenses a aderir a este tipo de actividades.

A Oração da manhã foi realizada no mosteiro de  Vilela em Paredes .

Terminada a oração, seguimos rumo a Felgueiras onde foi celebrada mais uma santa eucaristia presidida pelo Sr. Padre António Coelho no mosteiro de Caramos.

Após a eucaristia, o presidente da junta de freguesia local guiou-nos e explicou - nos  a simbologia de alguns  monumentos e locais históricos. O Almoço partilhado foi realizado na sede do campo de futebol local, onde pudemos conviver com outros paroquianos e cada grupo catequetico preparou algo simples para apresentar aos paroquianos.

A JAM presenteou o público com uma musica/ dança/encenação alusiva aos jovens em risco de exclusão da sociedade. Terminado o convívio seguimos em direcção do Mosteiro de Pombeiro para realizar a oração do final da tarde  

12 de Junho -> Aniversario da JAMista Sónia Sousa 

25 de Junho -> Aniversário do pré - JAMista Joaquim Júnior 

29 de Junho -> Aniversario da JAMista Sónia Tavares 

21 de Junho ->Aniversário da JAMista Gracinda 

Julho 

16 de Julho -> Nascimento do pré - JAMista David, 2º Filho da Patrícia e do Joaquim 

22 de Julho -> Encerramento das actividades

Na Quinta do Bom Pastor, em Ermesinde, foi o local escolhido para mais um convívio da família JAMista. Iniciamos com uma oração junto do Santíssimo Sacramento e também cantamos.

De seguida realizaram-se jogos onde participaram os JAMistas. Num dos jogos realizados, o núcleo de Grijó foi o vencedor, recebendo como prémio uma bela imagem.Terminamos este encontro com mais um lanche partilhado entre todos os JAMistas.

Agosto 

5 de Agosto -> Festa do Padroeiro

No dia 5 de Agosto celebrou-se a festa de S. Salvador de Grijó, o Padroeiro da Terra. Iniciou-se o dia com uma eucaristia, onde estiveram presentes todos os grupos paroquiais e as representações de todas as capelas existentes.

Dando continuidade À tradição, a procissão realizou-se onde a JAM teve a honra de levar o andor de N. Senhora. À tarde, organizaram-se jogos tradicionais e actuações diversas.

18 de Agosto -> Aniversario da JAMista Patrícia 

26 de Agosto ->Aniversario do JAMista Alexandre 

28 de Agosto -> Aniversario da JAMista Isabel 

Setembro 

8 de Setembro -> XXI Peregrinação Nacional da Família JAMista a Fátima

Num belo Sábado, a Família JAMista seguiu rumo a Fátima com o objectivo de contemplar Nossa Mãe. Pela primeira vez, quem nos acompanhou neste desejado convívio, teve a oportunidade de adquirir um belo cachecol. O salão Paulo VI foi o lugar escolhido para uma intensa eucaristia presidida pelo Sr. Padre Amadeu, o qual proclamou exemplos reais de forma a orientar-nos no melhor caminho.Da parte de tarde, tivemos a oportunidade de nos reencontrar junto de Nossa Senhora através da recitação do terço na Capelinha das Aparições.  

16 de Setembro -> Almoço comemorativo

Neste dia é celebrado o aniversário da chegada do Sr. Padre António Coelho à nossa Paroquia. Após a celebração da santa missa seguiu-se o almoço convívio entre o Sr. Padre e os paroquianos que se quiseram juntar ao evento. 

19 de Setembro -> III aniversario do núcleo de Broalhos

O núcleo de Broalhos presenteou-nos, no dia do seu aniversário, com a celebração da santa missa muito bem organizada e tocante, seguida de almoço e convívio JAMista. 

22 de Setembro -> Formação GPS no colégio dos Órfãos

Para aprofundar e alargar os seus conhecimentos, a nível de oração, espiritualidade e constituição de grupos, a Lisete, como dinamizadora, esteve presente para melhor transmitir estes ensinamentos aos restantes elementos do grupo.

Outubro 

4 de Outubro -> Aniversario do JAMista André 

8 de Outubro -> Aniversario da JAMista Joana 

14 de Outubro -> Retiro Espiritual na casa juvenil S. João Bosco

No dia 14 de Outubro sessenta JAMistas, estiveram reunidos em retiro, na Casa Juvenil São João Bosco, em Contumil (Porto). Foi um dia repleto de emoções. Os temas apresentados pelo Sr. Padre Amadeu, “Fomos feitos para o Infinito”e  Lectio Divina, apresentado pela Fanny, de Guetim, foram interessantes, uma vez que  conseguimos transpô-los para o nosso dia-a-dia, o que fez com que mudássemos a nossa atitude e maneira de pensar. 

22 de Outubro -> XIII Aniversário do Núcleo de Grijó             

27 de Outubro -> Comemoração do Aniversário do Núcleo de Grijó

Numa calorosa tarde de Outono, o Núcleo reuniu-se na sua sede para festejar o seu XIII aniversário.

Novembro 

12 de Novembro -> Aniversario do JAMista Marco 

15 de Novembro -> Aniversario do JAMista Pedro Rodrigues 

17 de Novembro -> Enlace Matrimonial da Sónia e André

Foi o início de uma nova fase das nossas vidas. Foi um passo muito importante, apoiado em decisões e convicções muito fortes. São nossos propósitos, assentar a nossa relação na base da oração, e com a graça de Deus e o amparo de Nossa Senhora havemos de conseguir brilhar, neste mundo cada vez mais escuro.

Sónia e André 

Dezembro 

7 de Dezembro -> Vigília da Imaculada Conceição em Travanca

Apesar da viagem perigosa e cansativa até Travanca, valeu a pena o sacrifício uma vez que finalizamos o dia da melhor maneira possível. A noite de oração preparada pelo Núcleo de Travanca foi calma, serena, comovente, mesmo ao jeito da JAM. 

8 de Dezembro -> Ordenação da Fanny

O Sagrado Coração de Maria nos Carvalhos,  foi o palco para o compromisso da JAMista Fanny de Guetim. Estiveram presentes representantes de vários núcleos para a apoiar nesta nova missão.  

14 de Dezembro -> Festa de Natal da Paroquia

O Núcleo de Grijó esteve presente na festa de natal, com uma apresentação multimédia cujo tema era “Natal Hoje”.

Esta apresentação consistiu numa entrevista realizada á população, a fim de definir o conceito de Natal nos dias de hoje.

Esta reportagem terminava com a seguinte mensagem: 

Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, é o dia consagrado á reunião da família, á paz, á fraternidade e á solidariedade entre os homens.Mas para muitos o Natal surgiu como forma de comércio, o que fez desaparecer o verdadeiro sentido natalício. Esqueceram-se da personagem principal desta festa… JESUS!E para que possamos receber Jesus com alegria, temos que nos preparar, abrir o nosso coração e deitar fora o que não é bom, o egoísmo, a preguiça, a vingança, o comodismo, a agressividade, a maldade, a falta de oração e por dentro do nosso coração a bondade, o esforço, a ajuda aos outros, a paciência, a esperança, o perdão, a oração e a alegria.Que este natal vós traga saúde, fé e esperança. Que a paz reine na vossa família. Que a alegria, a caridade e o amor se manifeste em todos os momentos da vossa vida.São os sinceros desejos da JAM. FELIZ NATAL 

22 de Dezembro -> Jantar de Natal do GrupoO jantar de Natal do Núcleo estava delicioso. Uma grande festa cheia de alegria e boa disposição. Convívio sempre presente e animado que terminou com uma troca de prendas simbólica onde todos se divertiram e o espírito Natalício esteve sempre presente. 

25 de Dezembro -> Natal de Nosso Senhor Jesus CristoMenino Jesus O nosso menino Jesus Nasceu em Belém Nasceu tão somente Para querer o bem Nasceu sobre as palhas, O nosso menino Mas a mãe sabia Que ele era divino Glori, gloria in exeisix deo 

Janeiro  

12 de Janeiro -> Aniversário da JAMista Lisete;

Reunião de Direcções em Fátima  

Fevereiro 

6 de Fevereiro -> Quarta Feira de Cinzas

Inicio da Quaresma“Retiro a mascara para ver e para me verem”O Carnaval sugere-nos o uso de mascaras, massabemos que todos etodos os dias usamos “mascaras”nanossa relação interpessoal…

A Quaresma é um convite á verdadeDe nós mesmos e dos outros,vivida e partilhada como dom…Como é que os outros meVêem? Como vejo os outros? OlhoPara eles ou para as suas mascaras?Que este acampamento nosConduza a uma vida mais verdadeiraE por isso a uma vida mais livre. 

8 de Fevereiro -> Via Sacra de Santo António

15 de Fevereiro -> Via Sacra Santa Rita 

22 de Fevereiro -> Via Sacra São Vicente 

29 de Fevereiro -> Via Sacra St. Margarida 

Março 

2 de Março -> Sr. Dos PassosNo dia

2 de Março, Grijó festejou o dia do Sr. Dos Passos onde o grupo marcou presença na santa missa e no transporte do andor de N. Senhora na tradicional procissão. 

7 de Março -> Via Sacra Nossa Senhora da Divina Providencia 

14 de Março -> Via Sacra da Senhora da Hora 

16 de Março -> Domingo de Ramos 

21 de Março -> Sexta Feira Santa 

22 de Março -> Vigília Pascal No Sábado á noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é aceso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. Os rituais encerram-se no domingo, data da ressurreição de Cristo com a Missa da Pascoa que celebra o Cristo vivo.  

23 de Março -> PASCOA 

30 de Março -> Aniversário do JAMista Pedro Mendes

Recitação mensal do Terço, no primeiro Domingo de cada mês no Monte da Virgem, V.N.Gaia 

Abril  

Regressar