Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Núcleo de Geraz de Lima

Actividades Geraz de Lima

Ao longo de um ano de luta contra o tempo, o núcleo da JAM de Geraz Do Lima é composto por 21 elementos, todos inseridos na comunidade paroquial.
Eucaristias
Em cada primeiro sábado do mês o núcleo alegra a eucaristia com os seus cânticos, participando com os catequistas e catequizandos. E a maior parte dos elementos colabora nas leituras.
Mês de Maria (Maio)
Os JAMistas, juntamente com os alunos da catequese, rezam todos os dias o terço na eucaristia, na paróquia.
As nossas reuniões
O nosso núcleo normalmente reúne-se quinzenalmente, para abordar temas propostos por elementos e que achamos importantes para a nossa formação e acção. Também tratamos de assuntos sobre a época que estamos a viver, e preparamos os cânticos para as eucaristias e treinamos as leituras.

O que fazem os elementos na paróquia
No nosso núcleo temos cinco catequistas, sete elementos que actuam no grupo coral e todo o núcleo participa nas leituras, e como acólitos temos 4 elementos.

Procissões
Participamos em todas as procissões que a nossa paróquia organiza, nas festas da paróquia e das capelas da nossa freguesia: os JAMistas, com as suas camisolas vestidas, levam a sua bandeira, e ajudam na organização das procissões.
Peregrinações
Também participamos na peregrinação a Santa Luzia, que se realiza anualmente e levamos muitos elementos da nossa paróquia à Peregrinação Nacional da Família JAMista a Fátima.
Campanhas de solidariedade
No ano de 2009 pela altura do Natal, os elementos da JAM andaram pela paróquia a realizar uma recolha de donativos: bens alimentares, peças de vestuário, brinquedos, entre outros, que entregámos aos mais necessitados da nossa freguesia, e a instituições pertencente ao nosso distrito.

Santa Maria Geraz do lima
Esta freguesia do concelho e distrito de Viana do Castelo situa-se na margem esquerda do Rio Lima, no extremo nascente do município vianense e limita com o de Ponte de Lima, sensivelmente a 12 quilómetros de cada um destes pólos autárquicos.

Santa Maria oferece aos seus visitantes umas belas paisagens, como a do monte de Santa Bárbara, num misto de montanhas e socalcos de culturas, proporcionando uma visita a um posto vivo.

Esta paróquia que pertenceu ao arcediago de Neiva, tem como padroeira Santa Maria (Nossa Senhora da Expectação) e os vestígios conhecidos pela ocupação Humana no seu território remetem para a cultura castreja e posterior romanização, numa escavação para a restauração da igreja paroquial, deu origem a um núcleo museológico, sendo este um espaço aberto. O seu espólio é diverso: sarcófagos, capitéis, colunas e um conjunto de sepulturas.

Para além deste núcleo museológico, Santa Maria também possui terrenos muito produtivos e um micro clima propício ao cultivo da vinha e dos cereais, é ainda uma actividade económica de excelência, assim como o comércio e a construção civil.

Santa Maria conta também com uma feira quinzenal e tem no seu património cultural e edificado sinais evidentes de identidade, com destaque para a igreja paroquial, cruzeiro de S. Sebastião e Torre do Paço. No âmbito religioso sobressaem as festividades em honra de S. Sebastião, 4º domingo de Janeiro e Santa Bárbara, 1º domingo de Julho.

Além do núcleo museológico paroquial e das belas paisagens que oferecem do ilídico monte de Santa Bárbara, pode-se encontrar a dinâmica das suas colectividades, o rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima que tem o traje verde e único na região, a Associação Desportiva e o Movimento Juventude Alegria de Maria (JAM).




Regressar