Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

Virtude: o que é isto?

Entre os cristãos, costuma-se também orar com pequenas aclamações, elogios, palavras de amor, confiança e súplicas a Deus e aos santos. Aos poucos, estas orações pequeninas, chamadas jaculatórias, foram sendo sistematizadas e agrupadas em forma de ladainhas. Na ladainha do Sagrado Coração de Jesus, rezada geralmente na sexta-feira, há esta invocação: “Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende piedade de nós!” O Coração de Jesus é a fonte de todo o bem, graça e virtude.

O Catecismo da Igreja Católica diz que virtude, é uma disposição habitual e firme de fazer o bem. É bom recordar que as virtudes humanas podem ser agrupadas em torno de quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança. São chamadas “virtudes cardeais”, porque desempenham papel de dobradiças; as outras agrupam-se em torno delas.

A prudência dispõe a razão a discernir o verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para o realizar.

A justiça consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido.

A fortaleza dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na busca do bem.

A temperança modera a atracção dos prazeres sensíveis e procura o equilíbrio no uso dos bens criados.

Virtude, uma disposição habitual e firme de fazer o bem

A educação é metade da virtude, diz o povo, referindo-se aos bons modos que facilitam a boa convivência entre as pessoas. As virtudes morais crescem pela educação, pelos actos deliberados e pela perseverança no esforço. A graça divina as purifica-as e eleva. As virtudes humanas fundem-se nas virtudes teologais, que se referem directamente a Deus. São elas: fé, esperança e caridade.

Pela fé, cremos em Deus e em tudo o que Ele nos revelou; cremos que a Santa Igreja nos propõe a crer.

 Pela esperança, desejamos e aguardamos de Deus a vida eterna e as graças para a merecer.

 Pela caridade, amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, por amor a Deus.

Jesus fez da caridade o novo mandamento: “Este é o meu preceito: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). Virtudes, qualidades e sentimentos dão colorido, força e vida, facilitam o relacionamento entre os humanos e aproximam-nos da perfeição plena, que é Deus.

Por isso pedimos: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!” Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende piedade de nós, fazei-nos cada vez mais ricos das virtudes do acolhimento, alegria, amor, bondade, caridade, doçura, entusiasmo, esperança, fé, fidelidade, fortaleza, generosidade, honestidade, humildade, justiça, mansidão, misericórdia, modéstia, paciência, paz, perseverança, piedade, prudência, pureza, sabedoria, silêncio, sinceridade, temperança…

Regressar