Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Página Eucarística

Será possível comungar mal?

 

SERÁ POSSÍVEL COMUNGAR MAL?

 

A reposta pode surpreender-te…

Discípulo – Padre, explique-me como devo comungar, para evitar o perigo de comungar mal.

Mestre – Sim, é muito importante confessar-se bem, mas, mais importante ainda, é comungar bem, por se tratar do mais augusto e nobre dos Sacramentos.

D – Padre, diga-me: será que existem cristãos que comungam mal?

M – Infelizmente sim… E é coisa tão certa e que nos faz derramar tantas lágrimas o facto de que alguns – por falta de fé, de amor, temor de Deus ou até por indiferença e maldade – comungam mal, cometendo assim verdadeiros sacrilégios.

D – Será possível, Padre? Custa-me crê-lo.

M – Podes acreditar, porque se trata de uma triste realidade. Há entre os cristãos quem se atreve a isso, levados pela indiferença e pela má fé. Pobres almas desgraçadas que assim espezinham a Jesus Cristo no seu Corpo, na sua Alma e na sua divindade.

D – E quem são estes cristãos?

M – Todos os que se aproximam da mesa eucarística cientes de que estão em pecado mortal. E nisto não há desculpa que valha. Nenhuma conciliação, nenhuma tolerância, nada há que possa diminuir a malícia do horrível sacrilégio que é perpetrado.

 Ninguém é obrigado a comungar; por conseguinte, quem não quiser crer, quem não quiser abandonar o pecado, não comungue. Por que tratar tão mal a Jesus e martirizá-lo com tanta crueldade? Nos atos dos Mártires lê-se de certos imperadores tão cruéis que, para causar maiores tormentos aos cristãos e induzi-los a renegar a fé, encarceravam-nos em sacos de couro repletos de serpentes, escorpiões e víboras, para que, assim, morressem vítimas das mordeduras desses repelentes animais. Conta-se também de outros, mais cruéis ainda, que atavam os cristãos a cadáveres em putrefação, rosto com rosto, braços com braços, peito com peito e os deixavam assim até morrerem ao contato com tais cadáveres em decomposição, plenos de vermes nauseabundos.

 Pois bem, aquele que comunga sacrilegamente faz o mesmo com Jesus Cristo, obrigando-O a habitar no seu coração juntamente com o demónio, obrigando-O a sentir o cheiro de uma alma morta à graça divina.

D — Estas coisas, Padre, fazem-me estremecer, e nem sequer as teria imaginado.

M — Pois bem, pensa seriamente nelas agora, e faz um sincero propósito de nunca – e por nenhum motivo – te aproximares indignamente da mesa sagrada da Comunhão.

 O imperador Carlos Magno, vendo um dia avizinhar-se para saudá-lo um general que se achava em estado de embriaguez, repeliu-o com estas palavras de indignação: “Retira-te daqui, pois me causas nojo”. O general sentiu tanto esta repulsa que jurou nunca mais se embriagar e cumpriu, de facto, a palavra.

Assim também poderia dizer Jesus Cristo aos que se apresentam para receber indignamente a Sagrada Comunhão. E, se não o diz com os lábios, contudo o faz sentir no fundo do coração desses infelizes que não se convertem porque já estão acostumados a comungar mal ou porque já perderam completamente a fé.

Regressar