Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Alguns Santos

Santa Catarina - Padroeira dos Estudantes

Santa Catarina de Alexandria:Padroeira dos Estudantes

Imagem vazia padrão

Quando o seu pai, rei Costus, faleceu, Catarina retirou-se com a mãe Sabinela para as montanhas da Cilicia onde travou conhecimento com Ananias, velho sacerdote.
Ananias transmitiu a Catarina os mistérios da religião Cristã. Mas querendo convencer-se interiormente das verdades do cristianismo, não submeteu logo o seu entendimento ao jugo da Cruz.
A mãe que já era cristã, empenhava-se em trazer a filha à Igreja e procurava um esposo que fosse digno da filha. Esta, porém, não achou nenhum pretendente do seu agrado.
Um sonho significativo que tiveram mãe e filha foi o meio usado por Deus para chamar Catarina à verdadeira fé. Desejosa de conseguir aquilo que o sonho lhe prometera, instruiu-se nas verdades da religião cristã. Suficientemente preparada, recebeu Catarina o santo baptismo. Confiaram o reino a um governador e voltaram para Alexandria. Com a morte da mãe, Catarina procurou relações de amizade com servos e servas de Deus e transformou a sua residência em lar cristão. Progrediu tão rapidamente na ciência divina que, dentro em pouco, era mestra na ciência da fé.
Tendo apenas dezoito anos, em discussões públicas, confundiu os maiores filósofos da cidade natal. O imperador Maximiano havia decretado uma perseguição aos cristãos e à sua doutrina. Tendo conhecimento da grande preparação de Catarina, prometeu um prémio ao filósofo que conseguisse afastar a jovem da religião cristã. Numa discussão pública, para a qual Catarina foi convidada, tudo fizeram para a desorientar. Ela, porém, iluminada pelo Espírito Santo, respondeu-lhes com tanta clareza e sabedoria, que os próprios filósofos abandonaram o erro. O imperador, surpreendido pelo êxito inesperado da discussão, procurou, por todos os meios, arrancar Catarina do cristianismo. Adulações e promessas de a fazer imperatriz, foi tudo em vão.
Com soberano desdém, a donzela repeliu as ofertas de Maximiano. Cheio de raiva, o monarca empregou, então, a violência e a crueldade. A jovem foi lançada num cárcere escuro, onde ficou doze dias. Quando saiu de lá era mais linda e deslumbrante do que nunca. Como nada fosse capaz de a obrigar a renunciar a fé, Catarina foi entregue aos algozes. Condenada ao martírio da roda, no momento, em que ia ser estendida sobre ela, fez Catarina o sinal da cruz e a roda despedaçou-se imediatamente.
Este milagre fez com que o povo rendesse louvor ao Deus dos cristãos e a própria imperatriz confessasse a sua fé no Filho de Deus. Cada vez mais irritado e enfurecido, Maximiano percebendo que promessas, ameaças, súplicas, adulações não conseguiram fazê-la apostatar, pronunciou a sentença de morte e mandou levá-la ao lugar do suplício. Após uma oração de louvor, agradecimento e súplica ao verdadeiro Deus, foi Catarina decapitada. O seu corpo foi levado ao Monte Sinai, onde a sepultaram. Mais tarde, sobre a sua sepultura foi construído um convento, que ainda hoje existe, e é habitado por monges gregos.
Santa Catarina de Alexandria, pelo seu grande saber, é padroeira dos estudantes, filósofos e advogados; pela sua virgindade intacta, padroeira de jovens e donzelas; para todos nós modelo e guia no caminho que nos conduz a Cristo.


Protecção contra acidentes

Ó Santa Catarina, vós quebrastes a roda da engrenagem das mãos dos torturadores e por isto sois invocada como protectora contra os acidentes. Eu vos peço, protegei-me de todo e qualquer acidente: acidentes de trânsito, acidentes com arma de fogo, acidentes de quedas, acidentes a pé e a cavalo, acidentes com instrumentos de trabalho, acidentes com venenos, acidentes com máquinas e explosivos, acidentes em casa, na estrada, no campo. Protegei o meu corpo de todo e qualquer perigo que a cada instante estou sujeito a enfrentar. Defendei também a minha alma contra os perigos espirituais, que são tantos, em toda a parte. Santa Catarina protegei-me e rogai por nós. Amém!


Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória.


Auxílio dos estudantes
Santa Catarina de Alexandria, que tivestes uma inteligência abençoada por Deus, abre a minha inteligência, faz entrar na minha cabeça as matérias das aulas, dá-me clareza e calma na hora dos exames, para que possa ser aprovado (a). Eu quero aprender sempre mais para ser útil a mim mesmo, à minha família, à sociedade e à minha Pátria. Santa Catarina de Alexandria, conto contigo. Conta também tu comigo. Eu quero ser um (a) bom (a) cristão (a) para merecer a tua protecção. Amém.


Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória.

 

 


Regressar