Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Natal

Qual o serviço da estrela que conduziu os Magos a Belém?

 

Qual o serviço da estrela que conduziu os Magos a Belém? 

 

A estrela presta o seu serviço quando as pessoas que assim se respeitam são capazes de compartilhar a luta por valores que dignificam a pessoa humana

 

O Presépio atraiu-nos durante algumas semanas e só agora se completa, com o Dia de Reis e a recordação de outras manifestações do Senhor, no Baptismo no Rio Jordão e nas Bodas de Caná, as três chamadas “Teofanias”. Depois dos pastores, nos quais se fizeram presentes os mais pobres e humildes, o Evangelho e a Igreja apresentam os que foram chamados magos, sábios ou reis, imaginados em três por causa do ouro, incenso e mirra que levaram a Belém. Foram-lhes atribuídos nomes e a responsabilidade de representar as diversas raças do mundo e a imaginação criativa das sucessivas gerações enfeitou de mil formas as suas figuras.

 

Qual o serviço da estrela que conduziu os Magos a Belém?

 

O Espírito Santo suscitou nos séculos passados preciosas tradições, a maior parte transmitida por tradição oral, com as quais os episódios da História da Salvação continuam a ser apresentados “ao vivo e a cores” em todos os recantos da nossa terra. Nos Magos chegados a Belém, estão presentes as multidões procedentes das periferias geográficas ou existenciais da humanidade.

 

Companheira fiel dos que das terras mais distantes acorreram a Belém foi uma estrela. Muito já se escreveu a seu respeito e os que estudam os astros podem oferecer detalhes que não ocorrem aqui, pois vale ressaltar o serviço religioso oferecido por ela, inclusive para dar sentido às muitas estrelas iluminadas dos dias que correm.

 

Estrela que faz o caminho de Belém, para que muitos encontrem o Salvador, o Rei nascido. A sua missão envolve os muitos homens e mulheres que nunca ouviram o nome de Jesus, e ainda uma imensa multidão sem qualquer referência religiosa. No coração humano, foi posta por Deus uma pergunta decisiva a respeito do sentido da vida, com questões que se desdobram em várias direcções, com a adesão a uma escola de fé, outras vezes a indiferença e outras tantas até reacções amargas.

A estrela respeita tal situação e quer oferecer com humildade o serviço de apenas sinalizar que existe rumo, há metas dignas da grandeza do coração humano. Penso em pessoas com as quais convivemos e que hão de ser respeitadas nas suas diferenças. Com muitas delas tive ocasião de dialogar. E o diálogo é sempre fecundo quando mutuamente se respeita o valor do outro! A estrela-guia conduziu a Belém de Judá homens das diversas raças que habitam esta terra, apontando para a fonte da fraternidade e da superação de todos os preconceitos, o próprio Deus feito homem.

 

A estrela presta o seu serviço quando as pessoas que assim se respeitam são capazes de compartilhar a luta por valores que dignificam a pessoa humana. Podemos pensar no serviço oferecido ao mundo pelo Papa Francisco, quando, na mensagem para o Dia Mundial da Paz, celebrado há poucos dias, pôs o dedo na ferida da escravidão ainda existente, alertando as forças sociais a se unirem na luta contra esta chaga, propondo que todos sejam acolhidos, não como escravos, mas como irmãos. Sabemos quanto este grito anima muitas pessoas e, graças a Deus, incomoda tantas outras! A estrela e a sua mística não são cadentes nem decadentes! Elas permanecem acesas no serviço ao bem comum oferecido pela Igreja.

 

Estrelas que apontam para o mistério de Deus foram tantas pessoas que nos mostraram o caminho do bem, como catequistas, professores e professoras, bons amigos e boas companhias que foram verdadeiros luzeiros na nossa vida. Estrelas foram os inúmeros exemplos de rectidão e lisura que nos foram oferecidos, em tempo de tanta lama, nas quais as pessoas se arriscam a chafurdarem-se. Deus seja louvado por nos ter indicado o caminho do bem, e é importante começar o novo ano com os sinais sadios e optimismo nascido da fé, que ilumina a nossa compreensão da vida, qual estrela guia para os novos dias.

 

São parecidas com a estrela de Belém as pessoas que ajudam os outros a discernir na vida, amadurecendo as escolhas a serem feitas. Penso nos jovens que durante o ano que se inicia definirão os rumos da sua vida e eu sonho, olhando para as estrelas, com famílias que os orientem numa perspectiva vocacional, fazendo-lhes a pergunta sobre a vontade de Deus. E esta vontade existe para cada pessoa, pois expressa o olhar de amor do Senhor para cada um dos seus filhos e filhas.

 

A estrela conduz a Belém e de lá faz os seus seguidores partirem por outras estradas, ao voltarem para a sua terra, com a sabedoria necessária para não entregar justamente o tesouro mais precioso, a quem quer matar o Menino Deus. Iluminados pelo mistério do Natal e da Epifania, vislumbro os novos caminhos a serem percorridos, no exercício da criatividade e na docilidade ao Espírito Santo, pedindo ao Senhor as luzes necessárias. Desafios novos se apresentarão aos cristãos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. A beleza do ano que começa estará nas surpresas, pelo que renunciamos a qualquer método de adivinhação ou pretensa previsão mágica. Interessante será viver um dia de cada vez, recolhendo as lições do quotidiano.

 

Enfim, a estrela renunciou ao defeito do estrelismo! A sua cauda iluminada é feita para mostrar o caminho. Sabe desaparecer na hora certa, depois exercer com fidelidade a sua missão. Esperamos que o ano de 2019 seja como um céu estrelado, com estrelas que não têm receio de piscar, num acende e apaga, jogo de amor, para o encanto dos olhos de Deus e da humanidade.

 

Rezemos com a Igreja: Ó Deus, que revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Amém!

Regressar