Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Mais saúde

Eu sou o teu fígado

 

EU SOU O TEU FÍGADO

Sou um grande laboratório!

Produzo a bilis que é levada ao intestino delgado para se juntar ao processo de digestão.

Mantenho as reservas de ferro que tu necessitas, bem como as vitaminas e outros minerais. Também produzo hormonas, proteínas e enzimas que mantêm o teu corpo a funcionar normalmente.

Sou o maior órgão do teu corpo e estou localizado no lado superior direito do abdómen, protegido pelas costelas.

Sou responsável por aproximadamente 5.000 (cinco mil) funções vitais, produzindo a grande maioria das substâncias essenciais para manter a funcionar o resto do teu organismo.

Tenho participado na produção de substâncias  que ajudam o sangue a coagular e um papel importante na  decomposição do colesterol e de medicamentos. Sem mim não terias forças para levar a vida adiante!

Eu armazeno todas as toxinas, venenos, álcool, substâncias químicas e drogas que entram no corpo. A minha função é quebrar quimicamente estes venenos, de modo que possam ser mais facilmente eliminadas pelos rins e pela pele.

Sou um depósito de toxinas. Elas permanecem em mim por bastante tempo até serem processadas. Se a carga se torna excessiva, fico impedido de trabalhar adequadamente e o processo digestivo torna-se difícil.

Eu reservo energia, como uma bateria, armazenando açúcar (carboidratos e gorduras) até que dele necessites. Sou eu quem  alimenta o teu cérebro de energia e o faz funcionar. Sem mim, entrarias em estado de coma!

 Na verdade, nem te poderias levantar da cama se eu não  estivesse a trabalhar!

É importante que gostes de mim!
Mas não te peço muito...Basta que me trates bem! Não me entupas de álcool - cerveja, uísque ou cachaça!
Se bebes com frequência, podes lesionar-me para
  o resto das nossas vidas!

E eu lesiono-me facilmente... Estas lesões chamadas  "cirrose”, são  permanentes.  

Toma cuidado com o hábito da auto-medicação! Os medicamentos são importantes, mas ao  tomares remédios sem necessidade, podes sobrecarregar-me e intoxicar!

Todos os medicamentos são produtos químicos e quando tu os combina sem a aprovação de um médico, podes criar algo venenoso e prejudicar-me seriamente.

E sabe que eu não me queixo. Se me maltratas, não poderei avisar-te que estou em perigo!

Outra coisa importante - cuida da tua alimentação! Não abuses dos alimentos gordurosos!

Eles podem deixar-me coberto de gordura e se isto acontecer, desequilibrarei vários sistemas do teu corpo! Alimenta-te com uma dieta balanceada.

Sou vulnerável aos diversos vírus da hepatite, os quais vivem no sangue, na saliva, nas fezes  e  no sêmem humano.

Quase sempre sou capaz de destruir estes vírus, mas às vezes eles são mais fortes do que eu e infectam-me, causando-me muito dano.

Os vírus  da hepatite C, são transmitidos pela transfusão de sangue e hemodiálise, pelo uso de drogas intravenosas, material cortante ou perfurante de uso colectivo, sem esterilização adequada:procedimentos médicos/odontológicos, tatuagens, piercing, manicure, etc.

Já o vírus da hepatite A, é transmitido através da água e dos alimentos, enquanto o da hepatite B, através dos contactos íntimos, da mãe infectada para o recém nascido e pelo uso do sangue infectado.

Segundo a Tradicional Medicina Chinesa, sou um órgão regido pela energia da madeira. Por isso, como uma planta, se me tiras um pedaço, sou capaz de me regenerar e crescer novamente.

Sou eu quem controla o teu sistema nervoso e exerço uma actividade importante sobre os teus pensamentos.

Quando estou desequilibrado, não te consegues concentrar e nem ter clareza mental. Também te enervas facilmente, ficas instigado às brigas, predisposto a dores de cabeça, na nuca e região lombar...

Quando te tornas irado, sou agredido pelas toxinas do estresse.

Então, torno-me endurecido e o teu humor cada vez pior.

Na antiguidade, Hipócrates classificou os principais temperamentos humanos de acordo com os humores predominantes. Ele denominou temperamento bilioso - que significa cheio de bilis e de  raiva, irritável -   aquele dominado pela minha actuação negativa ...

As toxinas da raiva são um veneno que não consigo metabolizar...E elas podem-me destruir, tornando-me um sério candidato ao cancro...

Além disso, quando envenenado pela raiva, afectarei o teu coração, que se tornará impaciente e rancoroso, incapaz de sentir amor, alegria e respeito.E isto, facilmente, pode destruir os teus relacionamentos...

Pratica actos de bondade para contigo mesmo e para com os outros. Quando transformares as tuas atitudes raivosas em tolerância, conciliação e solicitude, elas ficarão ao teu lado, trazendo-te saúde e sorte!                         

Entendes agora que precisas de procurar a Sabedoria do Viver, para poderes enfrentar os desafios do dia a dia, com inteligência, calma e serenidade?

Compreendes a importância de te apaziguares em todas as circunstâncias da vida e todos os seres à tua volta?

A tua vida, saúde e  felicidade, dependem de que cuides muito bem de mim e de ti!

Evita o estresse. Correr contra o relógio é hábito perigoso. Cultiva o bom humor. Para que levar a vida tão a sério? Procura sorrir e brincar. Permite-te o lazer e o prazer.                                                                          

Descontracção e diversão são essenciais para me manter desopilado!

Procura o teu bem-estar através do contacto com a natureza, da prática de exercícios físicos, do relaxamento e principalmente, da meditação, que te conecta com a Fonte da Vida!

Regressar