Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

A Família

Dez Passos para Fortalecer a Família, Igreja Doméstica

 1. Receba o sacramento do Matrimónio

 

Tantos jovens vivem juntos numa união livre ou meramente civil, sem receber o sacramento do Casamento, tornou-se "uma verdadeira praga".

 

Mas "o sacramento do Santo Matrimónio, bem recebido e vivido, confere uma graça sacramental específica para ajudar os casados a crescer em amor mútuo, ser fiel uns aos outros, abrir-se para a vida, tendo filhos, educá-los no temor de Deus, e amar a Deus e tudo o que Ele quer para nós."

 

Sem o sacramento, o casamento é, seguindo a parábola evangélica, uma casa construída na areia: "A chuva caiu, os rios transbordaram, os ventos sopraram e bateram contra a casa, e ela desabou. E a sua ruína foi grande" (Mt 7:27).

 

2. Reze como uma família

 

O padre Patrick Peyton, o célebre apóstolo do Rosário, "lançou uma cruzada pela salvação da família" com um lema que correu o mundo: "Família que reza junto, permanece unida". A oração é "indispensável" para a santificação da família.

 

3. Frequentes os sacramentos

 

"Toda a família deve viver a sua fé católica com a recepção frequente, fervorosa e cheia de fé dos sacramentos". Em particular, devem participar na missa juntos todos os domingos, e comungar: "Deus é Amor e o Amor de Deus será derramado sobre a família através da Eucaristia".

 

4. Aberturas à vida

 

"Os nossos antigos casavam-se e desejavam e aceitavam os filhos que Deus lhes enviasse. Hoje há uma mentalidade contraceptiva que permeia toda a sociedade", lamenta o Padre Broom, "o que significa que os casais se casam a pensar em como evitar filhos". Esta mentalidade anti-vida manifesta-se no uso das muitas formas de contraceptivos disponíveis hoje, contra o primeiro mandamento de Deus ao homem na Bíblia: "Crescei e multiplicai-vos" (Ng 1:28).

 

"Vamos mudar de rumo e, com a ajuda da graça de Deus, vamo-nos encorajar a aceitar e formar grandes famílias!".

 

5. Pratique misericórdia e perdão em casa

 

"Um dos inimigos mais venenosos e perniciosos da salvação familiar é o ressentimento. Infelizmente, muitos casais vivem num estado constante de disputa, luta, raiva, palavras dolorosas, ressentimentos e amargura. Claro, este veneno espalha-se para os filhos": é como ácido estomacal, que forma úlceras. O ressentimento perfura e destrói a relação entre marido e mulher, e a de toda a família.

"Errar é humano, perdoar é divino", disse o poeta Alexandre Papa (1688-1744).

 

"A chave para perdoar, é perdoar imediatamente, e rezar para vencer a batalha contra o ressentimento assim que começar."

 

6. Comunicar

 

Em muitas famílias há uma falta de comunicação sincera, frequente e fluida: marido e mulher, pais e filhos, irmãos... Tu não ganhas o amor das crianças comprando-lhes tudo o que eles querem: "É mais importante dar-lhes o teu tempo do que o teu dinheiro!"

 

7. Comei juntos

 

"O objetivo principal deve ser reunir toda a família, se possível todos os dias, na hora do almoço", com uma condição: "O grande desafio é que durante a refeição (talvez apenas uma meia hora, se possível mais) não deve haver dispositivos eletrónicos sobre a mesa. Sem televisão, sem rádio, sem tablet, sem telefone, sem internet... Para que a família possa falar, ouvir, rir e desfrutar de outros dois. Fale livremente e ouça com atenção!

 

8. Mantenha viva a chama do amor conjugal

 

Antes do casamento, vocês vivem longas horas juntos: jantam, dançam, caminham, vão ao cinema ou até vão a um retiro espiritual juntos. "Infelizmente, uma vez casados, todas estas actividades tão importantes para o vínculo emocional são deixadas de lado ... Portanto, o casamento deve sair de vez em quando para ficar sozinho com um ou outro e deitar madeira no fogo do vosso relacionamento. " 

 

9. Faça que o domingo seja o Dia do Senhor... e o Dia da Família

 

João Paulo II, na sua carta apostólica Dies Domini no domingo de santificação, insiste na importância de redescobrir a importância de viver o domingo como o Dia do Senhor, assistir à missa e com oração e adoração. Mas ele também insiste que deve ser o Dia da Família. Ir almoçar fora, fazer actividades desportivas, caminhadas pela natureza, jogos de tabuleiro, assistir a um filme juntos, orar juntos e visitar idosos e doentes.

 

10. Consagrar a família à Virgem Maria

 

"Vamos entregar a nossa família à Virgem Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja, Mãe de cada um de nós e Mãe das nossas famílias!"

 

Duas aplicações práticas: "Que todos os membros da família usem o Escapulário como sinal da sua consagração a Maria, e que rezem o Santo Rosário."

Regressar