Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

Desde os 6 anos a levar água

 

Desde os 6 anos um jovenzinho ajuda a levar água a povoados, na África

 

Quando tinha 6 anos, a professora falou sobre como as crianças vivem na África. E foi aí que tudo começou.

Ryan nasceu no Canadá, em Maio de 1991. Quando pequeno, na escola, com apenas seis anos, a professora falou sobre como viviam as crianças na África.

Ele ficou profundamente comovido ao saber que algumas até morrem de sede, sendo que para ele próprio bastava ir a uma torneira e ter água limpa.

Ryan perguntou à professora quanto custaria para levar água para a Africa, e a professora lembrou que havia uma organização chamada “WaterCan”, que poderia fazer poços custando cerca de 70 dólares.

Quando chegou a casa, foi à mãe Susan e disse que necessitava de 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas. A mãe disse que ele deveria conseguir o dinheiro pelo seu esforço, e deu-lhe tarefas em casa com as quais Ryan ganhava alguns dólares por semana.

Quando reuniu os 70 dólares foi para a “WaterCan”. Quando atenderam, disseram-lhe que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares. Susan deixou claro que ela não poderia dar-lhe todo esse dinheiro, mas Ryan não se rendeu e prometeu que voltaria com os 2.000.

Passou a realizar tarefas na vizinhança e acumulando dinheiro, o que contagiou os irmãos, vizinhos e amigos, que se puseram a ajudar, até reunir o dinheiro necessário. E em Janeiro de 1999 foi perfurado um poço numa vila ao norte de Uganda.

Quando o poço ficou pronto, a escola de Ryan começou a corresponder-se com a escola que ficava ao lado do poço. Assim Ryan conheceu Akana: um jovem que lutava para estudar cada dia. Ryan cativado, pediu aos pais para viajar para conhecer Akana. Em 2000, chegou ao povoado, e foi recebido por centenas de pessoas que formavam um corredor e gritavam o seu nome.

- Sabem o meu nome? – perguntou Ryan surpreso ao guia.

- Toda a gente que vive 100 quilómetros ao redor sabe, respondeu.

Hoje em dia Ryan, com quase 23 anos, tem a sua própria fundação, a Ryan’s Well Foundation, e já levou mais de 400 poços para a Africa. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água.

Regressar