Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

Como se comprometer a deixar de cometer determinado pecado

 O primeiro passo é querer mesmo eliminar este pecado da tua vida

 

Há um pecado que queremos deixar de cometer. É aquele pecado que se tornou um hábito desagradável e que temos dificuldade em nos livramos dele.

Por onde começamos? Como podemos acabar com isto?

 

O primeiro remédio contra o pecado

O primeiro remédio contra o pecado é ter uma resolução firme para não o cometer.

É preciso ter o mínimo desejo de nunca mais cometer este pecado. Além disso, há que fazer tudo para o evitar. Mas, não será fácil:

É preciso estar preparado para enfrentar as dificuldades… Não penses que és chamado para a luta sozinho. Deves lutar e combater; pois, apesar do socorro que nos é oferecido, devemos esperar trabalho árduo e dificuldades no início da nossa conversão.

Com isto em mente, podemos prosseguir com uma forte resolução contra este pecado:

A primeira determinação deve ser uma resolução profunda e inabalável de nunca cometer um pecado mortal, pois isto só nos rouba a graça e a amizade de Deus. Esta resolução é a base de uma vida virtuosa.

 

Martelar na alma

Depois de tomar mesmo a resolução de parar de pecar de uma determinada maneira, não esqueças esta resolução e continua “martelando-a” na alma:

Aprende com o carpinteiro que, quando quer cravar um prego grande, não se contenta em dar algumas marteladas, mas continua a martelar até ter a certeza de que está bem preso. Tens que o imitar, se quiseres implantar firmemente esta resolução. Não te contentes em renová-la de vez em quando, mas aproveita diariamente todas as oportunidades que te são oferecidas na meditação, na leitura, no que vês ou ouves, para fixar mais profundamente na tua alma este horror do pecado.

 

Em suma: se desejas ser uma pessoa melhor e deixar de cometer um determinado pecado, o primeiro e mais importante passo é ter um forte desejo de parar. Sem este desejo, é provável que voltes aos velhos hábitos e continues uma vida longe do amor de Deus e longe da verdadeira felicidade e realização na vida.

Regressar