Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

Começar bem o ano 2011

Como começar bem o ano de 2011

Pular sete ondas, comer passas, uvas, nozes... São muitas as superstições, mas neste dia que é o marco do início de um novo ano, certo mesmo é não se apegar a coisas externas, mas sim naquilo que é essencial:  Deus, que dá sentido à vida.

Ao findarmos mais um ano e ao celebramos o nascimento de um novo ano, é preciso que nos coloquemos numa atitude de oração e de comprometimento de fazer em tudo, no ano que está a chegar, a vontade do Pai.


No dia 1º de Janeiro, a Igreja comemora a solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, vendo que Nossa Senhora ao cumprir a vontade do Pai, fez-se toda de Deus, e assim, permitiu que Ele encontrasse nela habitação para vir ao encontro da humanidade, por meio do seu filho Jesus. Este é o grande marco do ano que se inicia.

Perdoar para recomeçar

O início de um novo ano é um momento, para muitos, de reflexão e recomeço; momento mais que oportuno de perdoar os outros e a si mesmo. O perdão é um exercício que aprendemos diariamente, e se somos pessoas de Deus, nós conseguimos transpor muralhas que nos impedem de chegar ao outro, fazendo a experiência do perdão, do amor misericordioso do Pai.

Os dias não vão mudar, o que muda somos nós. A vida dá-nos a possibilidade de ter uma nova experiência com o mundo inteiro. Isto tem um valor muito importante psicologicamente.

Mais família

Em vez do apego a superstições, façamos o resgate da reunião familiar. Não apenas para comer e beber, mas para partilhar a vida, os sentimentos e a alegria de fazer parte da família de Deus, e ter nessa terra uma família que é nossa primeira comunidade.

Rever o comportamento, o tratamento dado, em especial, aos familiares é uma atitude fundamental para começar bem o ano. Existem pessoas que eu preciso perdoar, na minha família, nas minhas relações de amizade ou profissionais? É preciso propor-se a mudar. Estar em paz com as pessoas é muito importante. 

Sem dívidas

Buscar negociações, quitar dívidas, rever as finanças são também atitudes importantes para começar bem um novo ano. O aspecto financeiro é muito importante, particularmente para a vida de um casal.

Mais saúde
 
É hora de fazer um check-up na saúde para saber como está o coração, a visão, a audição... E também é um bom momento para rever os hábitos alimentares para ter mais saúde e disposição.

Novas metas

Com os pés no chão e os olhos no Céu, é preciso ter consciência dos compromissos sociais, como pais, filhos, profissionais ou estudantes, pois renovar as esperanças é também planear. O que a vida pede de mim em 2011? é a pergunta fundamental,

Os crescimentos intelectuais, espirituais e afectivos fazem parte do projecto de amadurecimento pessoal, bem como a busca por aperfeiçoamento através de cursos e uma boa formação, fazem parte do crescimento profissional.

Cada vida é única e especial, cada um tem um papel essencial na construção de um mundo de paz e fraternidade. A vida tem sentido à medida que a vemos como missão. Depende de mim, mudar o mundo. Perguntar-se qual o sentido da sua vida para as pessoas que o cercam, são reflexões para este novo ano.

Regressar