Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

O Carnaval

A alegria do CARNAVAL

A alegria do Carnaval

 

Precisamos de viver com valores este tempo

 

Carnaval é tempo de alegria também para o cristão. Nem sempre esta festa foi sinónimo de desregramento, pois “Carnaval" vem de currus navalis, o que significa que entre os gregos e romanos era feito um desfile em torno de um enorme carro em forma de navio, o qual era dedicado ao deus Dionísio ou Baco. Depois dos gregos, entre os romanos e os antigos celtas e germanos havia solenidades pela entrada do ano civil.
Quando surgiu o Cristianismo, deparou-se com estas comemorações que tinham um caráter penitencial, ou seja, os pagãos queriam expiar faltas cometidas no ano anterior. A Igreja procurou dar uma nova mentalidade a tais festas, expurgando toda a mitologia e superstição, bem como a orgia que, muitas vezes, predominava.
A Igreja, então, colocou o Carnaval, no seu calendário, antes da
Quaresma para que, anterior ao tempo de penitência em que fazemos memória de Cristo, que peregrinou pelo deserto e se privou das necessidades do Seu corpo, os cristãos tenham um período de gozo e festa pelos dons da alegria e dos prazeres lícitos dados por Deus.

Assim, o grande problema das festas de Carnaval, de hoje, não está no anseio das pessoas pela alegria, mas nos excessos e na permissividade que se praticam.
A capacidade de sentir sabores, ter sensações, o riso, a dança, a celebração, a sociabilidade... Tudo isto é lícito perante a lei do Senhor e agrada-Lhe muito ver os Seus filhos desfrutar a felicidade desta maneira. Encontramos, na Sagrada Escritura, o incentivo do Altíssimo para todos estas atividades.
Contudo, o que acontece no Carnaval é quase sempre a desvirtuação dos valores e da moral, sem contar as ofensas a Deus.
Neste Carnaval, antes de decidir para onde vais ou o que vais fazer, interroga-te: “O ambiente onde pretendo ir promove, de alguma forma, a promiscuidade, o adultério e a dissolução da moral?”, “As outras pessoas que lá estarão, incluem Jesus Cristo nas suas atividades?”, “Serei tentado a desrespeitar os mandamentos do Senhor?”


Graças a Deus, há a opção de vários retiros espirituais pelo nosso país, nos quais encontramos, além de intimidade com Deus em orações, pregações, adorações, muita música de qualidade, bailes, diversão, amigos e, quem sabe, boa comida, cores e luzes.
O cristão não é um alienado no mundo, não vive recolhido em penitência como é a imagem que muitos têm de nós. Pelo contrário, somos pessoas que nos encontramos com a felicidade em Pessoa. Cristo é a personificação da felicidade.
O Carnaval é o tempo que a Igreja nos deu para celebrarmos o dom da alegria de forma virtuosa, encontrando toda a graça de sermos seres humanos por meio das coisas boas que trazem sabor à vida.
É bom celebrarmos agora para, depois, melhor entrarmos na Quaresma.
“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus. Tempo para chorar e tempo para rir; tempo para gemer e tempo para dançar” (Ecl 3,1-4).


Deus abençoe o teu Carnaval!

Regressar