Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

A Família

5 dicas para rezar juntos como casal

 5 dicas para rezar juntos como casal

5 dicas para rezar juntos como casal

 

O meu marido e eu somos o que costumamos chamar “católicos profissionais”. Trabalhando como missionários no campus da faculdade, somos incrivelmente abençoados por ter Missa e oração e ler a Sagrada Escritura todos dias. Nós experimentamos – principalmente através de tentativa e erro – que ter uma rica vida de oração é uma necessidade, não apenas para o nosso trabalho, mas também para o nosso casamento e vida doméstica.

Muitos casais hoje não sabem como começar a rezar juntos. Não é complicado. Apenas requer que ambos estejam comprometidos em crescer na vida espiritual um com o outro.

 

Cinco dicas para rezar como casal:

 

Coloque na sua agenda

A oração é a coisa mais importante que você pode fazer por si e pelo seu relacionamento, então por que não agendar isso na sua semana? Para algumas pessoas, faz sentido rezar à mesma hora todos os dias – de manhã, depois do jantar, antes de se sentar e ver televisão à noite. Mas se o seu horário mudar drasticamente de um dia para o outro, reserve um tempo no início de cada semana e encontre um horário. Coloque-o no seu calendário, no seu telefone, onde quer que você o veja. Este tempo não deve ser negociável. Não apenas o agendamento no seu dia aumenta a probabilidade de você se comprometer com isso, mas a regularidade gera hábito.

Comece por pouco

Não comece logo por um turno de adoração de três horas. Tente um mistério do Terço. Ou talvez considere participar numa Missa extra, por semana. Estabeleça metas realistas e realizáveis ​​com o seu marido e, em seguida, comprometa-se totalmente com elas. Mas também não tenha medo de se desafiar. Um terço por semana provavelmente não é muito difícil; em vez disso, tente rezar um rosário completo ou um terço por dia.

Fale sobre a sua vida de oração

Assim como em tudo o que você faz em conjunto, a comunicação é fundamental. Intencionalmente fale sobre a sua vida de oração com o seu cônjuge, noivo(a) ou namorado(a). Pergunte-lhe sobre a sua vida de oração: “O que Jesus te tem dito recentemente?”. Então ouça e esteja aberto para partilhar as suas experiências em oração. É uma excelente maneira de se aproximar do seu marido e também ajuda você a descobrir a direcção que devem seguir juntos.

Não critique os clássicos

As pessoas tendem a complicar demais a ideia de oração. Mas a Igreja dá-nos literalmente centenas de orações que podem ser usadas para a devoção pessoal. Não consegue pensar numa maneira “criativa” de rezar como um casal? Experimente o Rosário, Lectio Divina, um exame de consciência. Mesmo participar da missa dominical é uma excelente maneira de orar com o seu cônjuge, noivo ou outra pessoa significativa. Aproveite uma ou várias orações já existentes na tradição da Igreja.

Deixe o Espírito Santo guiá-los

Enquanto conversávamos sobre o que estávamos a ouvir na oração, o meu marido e eu percebemos que nós dois tínhamos o desejo de orar mais com a Sagrada Escritura (a Bíblia). Então, começámos a fazer a Lectio Divina como casal duas vezes por semana; e quando percebemos como era proveitoso, começámos a fazer isso diariamente.

Quando se trata de orar juntos como um casal, esteja aberto ao movimento do Espírito Santo e esteja disposto a ser adaptável. Não tenha medo de mudar de direcção e tentar algo novo, ou até mesmo um pouco não convencional. Peça a Deus para tornar o seu tempo juntos proveitoso e Ele fará.

Regressar