Artigos
Uma alma do Purgatório te agradecerá por isto
- 26-10-2022
- Visualizações: 88
- Imprimir
- Enviar por email
Podemos dar uma ajuda enorme a um falecido. Mas sabes como fazê-lo?
O purgatório é real. Se tu morreres com pecados veniais, passarás algum tempo purgando-os, purificando-os, até que a tua alma, livre de pecados, possa ir para o Céu.
Santa Faustina Kowalska teve uma visão do purgatório e descreve-o assim: Eu vi o Anjo da Guarda, que me disse para o seguir. Num ponto, encontrei-me num lugar nebuloso, cheio de fogo, e havia uma multidão de almas sofredoras lá. Essas almas estavam a rezar com grande fervor, mas sem eficácia para si mesmas; só nós podemos ajudá-las.
Um padre disse que se dedicou a tirar uma alma do purgatório por dia, rezando o Terço diante de Jesus, no sacrário.
Ele oferecia a indulgência que ganhava com a recitação desses terços pelas almas mais necessitadas da Misericórdia Divina.
Muitos santos presenciaram aparições de almas do purgatório que “com a permissão de Deus” apareceram a pedir os seus favores – uma missa, a recitação do terço… – para as ajudar a sair daquele lugar de tormentos.
E quando elas conseguem, antes de embarcarem na sua viagem para o Paraíso, agradecem pelo imenso favor recebido.
As almas no purgatório são nossas irmãs. É preciso ajudá-las. Devemos estar conscientes da nossa obrigação moral de nos recordar das almas do purgatório e mantê-las nas nossas orações. É um acto de misericórdia que agrada muito a Deus.
São Josemaría Escrivá disse sobre as almas do purgatório: As benditas almas do purgatório: tende-as muito em conta nos vossos sacrifícios e orações. Espero que, quando vos referirdes a elas, possais dizer: “As minhas boas amigas, as almas do purgatório…”
Mas como ajudá-las concretamente? Há 3 maneiras muito eficazes.
1. COM INDULGÊNCIAS
Ofereça indulgências pelas almas do purgatório. Você deve estar na graça de Deus para receber indulgências; precisa de se confessar, receber a Comunhão e rezar pelas intenções do Papa.
2. COM MISSAS
Pois os méritos de uma única missa são infinitos.
3. COM A SUA FERVOROSA ORAÇÃO
Particularmente através da recitação do Terço.
Diz o Catecismo da Igreja Católica (1032): Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos, oferecendo sufrágios em seu favor, particularmente o Sacrifício eucarístico para que, purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência a favor dos defuntos:
Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer por eles as nossas orações.
Ofereçamos todas as graças que recebemos em cada missa pelas benditas almas do purgatório.
Elas precisam e nos imploram por isso. É como se elas gritassem constantemente: “Ajudai-nos!”
Aceita rezar pelas benditas almas do purgatório. Elas precisam e vão-te agradecer muito.
Reza a Deus por elas, e particularmente por aquelas que mais precisam da misericórdia divina.