Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

Como detectamos que "algo é de Deus"

Para saber se algo é "de Deus" é ver como isso se alinha com a Sua palavra. Deus nunca fará nada contrário à Sua palavra.

"Isto é obra de Deus", dizemos quando um evento ou acção são guiados pela mão de Deus. Na verdade, as circunstâncias em torno do que aconteceu são tais que só Deus poderia tê-las orquestrado.

Mas como decifrar se algo é "de Deus" ou não? Algumas maneiras diferentes de saber se Deus está por trás disto.

1. Deus sempre no centro

O Espírito Santo está por trás dos acontecimentos da tua vida. Quando Ele trabalha, Ele volta sempre o seu olhar para Cristo. "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei do Pai, o Espírito da verdade, procedente do Pai, dará testemunho de mim" (João 15:26).

O Espírito Santo faz isto porque a salvação só é encontrada em Cristo. Ele é o nosso modelo e aquele que queremos ser. Como cristãos, quando o Espírito Santo opera nas nossas vidas, o Seu objetivo é transformar-nos à semelhança de Cristo. É por isso que tudo o que ele faz sempre coloca Cristo no centro.

Se não podes olhar para Cristo, se não podes glorificar a Cristo, se o que fazes não te leva a ser mais semelhante a Cristo, então tens que te perguntar se Deus está realmente por trás disto. Na verdade, uma das maneiras mais simples de saber se algo é de Deus é olhar para quem recebe a glória.

Se Cristo não está a ser glorificado, então Deus não está por trás disto. Não importa quão "espiritual" seja a experiência que tenhas; se Jesus não está no centro, então Deus não tem parte nisto. É por isso que nem sempre podes julgar algo pela forma como ele te faz sentir ou pelo resultado. Seria melhor avaliar qual a direcção esse evento está a tomar para ti.

2. Quando Deus Sabe Tudo

Pode haver momentos nas nossas vidas em que rezamos secretamente por certas coisas e para que Deus nos responda. Em Isaías 38, o profeta disse a Ezequias que ele morreria. Em resposta, clamou a Deus e chorou amargamente em oração.

Foi assim que Deus respondeu através de Isaías. "Então uma palavra veio de Isaías de Javé: 'Isto é o que deves dizer a Ezequias de Javé, o Deus de seu pai David: ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; e agora vou te dar mais quinze anos de vida. Eu te libertarei e esta cidade do rei da Assíria. Eu mesmo protegerei a cidade'" (Isaías 38:4-6).

Isaías não tinha conhecimento de que Ezequias estava a rezar por ele, e Deus já estava a trabalhar. Talvez alguém te traga a palavra certa ou até mesmo o que tu precisas. Especialmente quando não contaste a ninguém. Poderias ir rezar e pedir a alguém que pedisse pela tua necessidade, sem nunca comentar sobre qual é essa necessidade. Situações como essas são o que Deus usa para mostrar que conhece a tua situação e não se esquece de ti.

Se não podes olhar para Cristo, se não podes glorificar a Cristo, se o que fazes não te torna mais parecido com Cristo, então tens que te perguntar se Deus está realmente nisso.

3. Deus Satisfaz-te na Hora Certa

Quando Deus está presente, Ele atende às necessidades no momento certo. Conta  um trabalhador: Em 2012, fui demitido do meu emprego. Era casado, tinha um filho e outro bebé a caminho. Como parte da indeminização, consegui manter o meu plano de saúde até Setembro. O meu filho tinha feito tratamentos muito caros, e as perspectivas pareciam ruins.

Não me lembro se expressei esta preocupação a alguém, mas Deus sabia o que estava no meu coração. Em Setembro de 2012, recebi uma proposta de emprego para uma vaga de algo que eu gostava. O plano de saúde para o meu antigo emprego terminou em 30 de Setembro e o seguro de saúde para o novo começou em 1º de Outubro.

Deus conhecia as preocupações do meu coração e as necessidades da minha família, e atendeu-as a tempo. Quando Deus está realmente em algo, Ele tem uma maneira de aparecer no momento certo e fornecer exactamente o que tu precisas.

Não é por acaso que tu ouves a palavra certa, a música certa, a respiração certa ou recebes a ajuda certa na hora certa. Às vezes, gostaríamos de não ter que passar por isso dessa maneira. No entanto, a única maneira de saber que Deus é fiel é estar numa situação em que Ele te possa demonstrar a Sua fidelidade.

4. Quando Estás em Sintonia com a Sua Palavra

Outro teste que podes usar para determinar se algo é "de Deus" é ver como alinhas com a palavra de Deus. Deus nunca fará nada contrário à Sua palavra. Isto refere-se às actividades da Igreja e não da Igreja. O Espírito Santo não se vai envolver ou levar-te a actividades pecaminosas.

Uma vez ouvi uma pessoa dizer que Deus lhe disse para se divorciar da sua esposa e se casar com outra mulher. Uma vez que isso vai contra a palavra de Deus, tu sabes que Deus não estava por trás disso. Se recorreres ao comportamento pecaminoso para obter o resultado desejado, então saberás que Deus não fez nada disso.

Embora Deus possa consertar as nossas escolhas erradas, Ele nunca nos levará ao pecado para cumprir o Seu plano. Quando tu sabes o que a Sua palavra diz, tu entendes o que acontece: "Então não seremos mais filhos movidos por quaisquer ondas ou ventos de doutrina ou qualquer invenção de pessoas astutas, hábeis na arte de enganar" (Efésios 4:14).

5. Vê os resultados, a curto e longo prazo

"Porque os teus planos não são meus, e os meus caminhos não são os mesmos que os teus, diz Deus. Assim como o céu está acima da terra, assim também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus planos são muito superiores aos vossos" (Isaías 55:8-9). Às vezes, olhar para os resultados é a maneira mais desafiadora de avaliar se Deus está por trás disto.

O normal é pensar que, se os resultados são positivos, então deve ser "algo de Deus". No entanto, isto nem sempre é verdade. Os resultados por si só não são a medida. A forma como estes resultados são alcançados é igualmente importante. Alguns acreditam que os resultados serão sempre positivos se seguirmos a Deus.

No longo prazo, isto pode ser verdade, mas não no curto prazo. Por exemplo, Jesus seguiu o Pai em obediência e foi pregado numa cruz. No curto prazo, este resultado não parecia tão bom. No longo prazo, no entanto, a sua obediência pagou pela nossa salvação. Então, sim, os resultados importam, mas não mais do que a sua obediência ao que Deus quer que tu faças.

Embora os resultados possam indicar que Deus está a fazer algo sobrenatural, devemos medir os resultados de acordo com os padrões de Deus e não com as prioridades mundanas. Caso contrário, pensaremos que Deus está a fazendo algo do qual Ele não faz parte.

Regressar