Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

A libertação dos vícios

A palavra “vício” pode ser entendida como uma falha ou um defeito, mas vamos aprofundar ainda mais. Ser viciado significa estar corrompido, estragado, enganado, pervertido, depravado. Ao analisarmos a profundidade deste termo, percebemos que ele vai ganhando camadas de significado. Não é apenas um defeito, mas algo que foi corrompido ou alterado com o intuito de enganar.

Agora pense: quem gosta de ser enganado? Ninguém.

Uma das coisas que mais nos entristece é quando somos enganados. Por exemplo, imagine que você vai abastecer o seu carro num posto de gasolina. O seu carro estava a funcionar perfeitamente, mas, depois de o abastecer, ele começa a falhar. Você pagou o preço normal, mas percebe que a gasolina estava adulterada. Você logo percebe que foi enganado.

Nós não gostamos de comprar um produto que foi adulterado ou que perdeu o seu valor original.

Agora, trazendo esta reflexão para a palavra “vício”, percebemos que ela também foi adulterada, corrompida, pervertida e depravada.

E no contexto litúrgico e bíblico? O que significa realmente o vício?

Esta é a reflexão que devemos fazer: compreender o que o vício representa na nossa vida e buscar a libertação que Cristo nos oferece.

No Antigo Testamento, os sacrifícios eram oferecidos com animais para a expiação dos pecados. No Novo Testamento, Jesus morre na cruz. Agora, já não é um animal, mas o próprio Cristo que se entrega por nós.

Quando se ofereciam animais em sacrifício e se percebia que aquele animal tinha um defeito ou estava corrompido nas vísceras, ele não era considerado perfeito. Sendo assim, o sacrifício não valia, e o que acontecia? Era necessário refazer o sacrifício, tomar outro animal e oferecê-lo.

Esta é a reflexão que devemos fazer: compreender o que o vício representa na nossa vida e buscar a libertação que Cristo nos oferece.

Regressar