Página Mariana
Família dedicada à devoção das 3 Ave Marias: 1500 kms em policiclo para a difundir
- 27-04-2024
- Visualizações: 86
- Imprimir
- Enviar por email
A devoção das Três Ave Marias é uma das mais difundidas na Igreja e uma das mais eficazes vias para alimentar em amor à Virgem María. Uma família converteu a sua difusão num compromisso pessoal.
“Até onde poderemos chegar para difundir a devoção das três Ave Marias?”, perguntavam-se Benoit e Alix Poidevin, um jovem casal residente na cidade francesa de Blois. Desde que se mudaram para esta localidade, em 2015, começaram a trabalhar no Santuário de Nossa Senhora da Trindade com um objectivo comum: propagar por todo o mundo a devoção desta simples oração pelo seu testemunho de fé.
“Buscamos todos os meios que levem as pessoas a praticar e amar esta simples devoção [das três Ave Marias] que mudou a nossa n vida”, contam eles.
Benoit e Alix Poidevin conheceram-se durante o seu curso de filosofia. Com apenas 23 e 21 anos casaram em 2013, e 2 anos depois mudaram-se para a cidade francesa de Blois, onde começaram a trabalhar no Santuário de Nossa Senhora da Trindade. Benoit começou a ser editor chefe da revista do santuário Les Trois Ave juntamente com a sua esposa, que actualizou e modernizou o desenho editorial.
Durante a estadia en Blois, a oração das três Ave Marias mudou a vida do jovem casal, e consagraram a sua vocação missionária a difundir esta devoção por todo o mundo juntamente com os seus três filhos: Sixte, de 5 anos; Étienne, de 3, e François-Xavier, 1 ano. É claro, que a pandemia e o encerramento das fronteiras lhe complicaram os seus planos.
“Não queríamos ficar sentados sem fazer nada”, explicou o casal na Rádio Católica. Toda a família confiava que o Covid não impediria o seu apostolado.
“No século XIII”, conta o casal, “a Nossa Senhora apareceu a Santa Matilde, e prometeu-lhe ajudá-la na hora da morte e convidou-a a rezar as 3 Ave Marias cada dia: `quero q me rezes diariamente 3 Ave Marias, comemorando, na primeira, o Poder que recebi do Pai Eterno; na segunda, a Sabedoria com que me adornou o Filho; e, na terceira, o Amor com q me encheu o Espírito Santo´”.
A família Poidevin começou a planificar o modo de difundir a devoção e história das 3 Ave Marias por toda a França, até que apresentaram a iniciativa “3 rodas, 3 Ave Marias”. Durante 2 meses, a família completa percorreria 1.500 kms ao longo do seu país natal para difundir as 3 Ave Marias nas suas peculiares bicicletas. O destino? O Santuário de Lurdes.
No dia 15 -08- 2020 a família recebeu a bênção prévia para a sua viagem no Santuário de Nossa Senhora da Trindade, acompanhados de familiares e conhecidos. Nos dois meses seguintes, esta família numerosa viveria da caridade dos lugares onde chegasse com os seus peculiares transportes de 3 rodas.
“No tínhamos tenda de Campanha, tínhamos que viver da caridade dos outros cada noite”, e cada jornada de evangelização publicavam nas redes sociais de 3Roues, 3 Aves mensagens pedindo alojamento.
O nosso objetivo era falar da Virgem Maria, não fazer uma peregrinação mendicante. Se algum dia chovia demasiado, podíamos ir ao refúgio pedir uma pizza!” “O Senhor cuida de tudo quando pomos a confiança nEle”.
Todas as manhãs, “rezávamos para que Nossa Senhora pusesse no nosso caminho as pessoas com as quais queria que falássemos”. Cada dia falávamos e “acolhíamos os convidados, peregrinos, ou gente que simplemente aproveitava para dar um passeio aos domingos”. “Todos tinham algo em comum”, “um coração aberto”.
Um dia, no bar de uma terra, quando procurávamos um lugar onde passar a noite, uma senhora acedeu acolher-nos em sua casa”. “Isto foi ocasião para uma preciosa conversa em que pudemos falar das 3 Ave Marias e de como tinham mudado a nossa vida”. Os seus anfitriões não eram praticantes, mas “os seus corações estavam abertos de par en par, e pudemos convidá-los para a nossa oração familiar, onde pediram pelo neto”.
Benoit destaca outro caso. Esperava a sua mulher, quando nos apareceu um homem interessado nas nossas bicicletas. À volta de Alix, o casal foi para o acampamento para preparar a comida quando vieram ter com aquele homem e com a sua mulher. “Trouxeram o café, e começámos a falar do poder das 3 Ave Marias. A sua mulher tinha lágrimas nos olhos quando nos ouviu dizer o muito que Maria foi nosso apoio nos tempos de dificuldades. No fim, levaram postais e medalhas para as suas netas”.
Mas a vocação apostólica e missionária dos Poidevin não terminou en Lurdes. Benoit comenta que actualmente se encontram a construir um Lar na Comunidade de Priscila e Aquila, “uma comunidade cuja vocação é reunir casais que receberam um chamamento missionário, para proclamar o Evangelho e animar a evangelização de outros casais”.
Juntamente com o resto dos membros da comunidade, “podemos repassar as nossas missões, rezar juntos, e aprofundar o nosso discernimento vocacional, em que primeiro está o casal, depois a família e por último a missão”.
Benoit e Alix são testemunhos de como a devoção à Virgem Maria e às 3 Ave Marias influiu nas suas vidas. Destacam como “fortalece os casais, as famílias e as vocações, move os corações para a oração do Terço e receber os sacramentos… nos dá uma maor sensibilidade sobre o que nos leva ou nos afasta do céu”. E anima a que os filhos “façam propósitos, como a reza das 3 Ave Marias todos os dias, já que no momento da sua primeira comunhão, têm o coração e a alma abertas para ele. Seja qual seja a sua vida”, explica, “a Santíssima Virgem se unirá a eles um dia”.