Página Eucarística
Qual o significado de colocar um pouco de água no cálice com vinho durante a celebração eucarística?
- 26-03-2023
- Visualizações: 358
- Imprimir
- Enviar por email
“Pelo mistério desta água e deste vinho sejamos participantes da divindade de Cristo, vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.”
Durante a celebração da Santa Missa, no momento em que o
sacerdote derrama um pouco de água no cálice com vinho, reza em silêncio a
seguinte fórmula: “Pelo mistério desta
água e deste vinho sejamos participantes da divindade de Cristo, vosso Filho,
que se dignou assumir a nossa humanidade”.
É um rito simples, mas tem um grande significado, haja vista
a sua relação com Cristo e com a Igreja, ou seja, com Cristo e com a nossa
humanidade. Isto leva-nos a contemplar que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e
verdadeiro homem; nunca nos cansaremos de afirmar esta realidade,
pois é o fundamento da fé cristã.
Podemos fazer um paralelo deste rito da água e do vinho na
celebração da Santa Missa com o primeiro milagre realizado por Jesus,
transformando água em vinho nas bodas de Caná (cf. Jo 2,1-12). Consideramos que
Jesus não está alheio às nossas necessidades, mas entende e participa
plenamente da nossa humanidade. Para ilustrar isto citamos um trecho de uma
homilia de São João Paulo II: “Eis que a água, nossa bebida mais comum, ganha
pela acção de Cristo um novo carácter: torna-se vinho, portanto uma bebida, de
certa forma, mais valiosa. O sentido deste símbolo – da água e do vinho –
encontra a sua expressão na Santa Missa. Durante o ofertório, unindo um pouco
de água ao vinho, pedimos a Deus por intermédio de Cristo participar da sua
vida no sacrifício eucarístico” (São João Paulo II).
A água e o vinho misturados mostram que a Santa Missa é um
sacrifício de Cristo e da Igreja, é um memorial da paixão e da ressurreição do
Senhor.
Santo sacrifício, porque actualiza o único sacrifício de
Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja; ou também santo sacrifício da
Missa, sacrifício de louvor, sacrifício espiritual, sacrifício puro e santo,
pois realiza e supera todos os sacrifícios da antiga aliança (cf. Catecismo da
Igreja Católica, 1.330).
“A Eucaristia é também
o sacrifício da Igreja. A Igreja, que é o corpo de Cristo, participa da oferta
da sua cabeça. Com Cristo, ela mesma é oferecida inteira. Ela une-se à sua
intercessão junto ao Pai por todos os homens. Na Eucaristia, o sacrifício de
Cristo torna-se também o sacrifício dos membros do seu corpo. A vida dos fiéis,
o seu louvor, o seu sofrimento, a sua oração, o seu trabalho, são unidos aos de
Cristo e à sua oferenda total e adquirem assim um valor novo. O sacrifício de
Cristo, presente sobre o altar, dá a todas as gerações de cristãos a
possibilidade de estarem unidos à sua oferta.” (Catecismo da Igreja Católica, 1.368)
Por isso, que esta união da água ao vinho nos leve a unir
a nossa vida à vida de Cristo, transformando-nos, para que possamos viver por
Cristo, com Cristo e em Cristo.