Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Página Eucarística

Qual o significado de colocar um pouco de água no cálice com vinho durante a celebração eucarística?

 “Pelo mistério desta água e deste vinho sejamos participantes da divindade de Cristo, vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.”

Durante a celebração da Santa Missa, no momento em que o sacerdote derrama um pouco de água no cálice com vinho, reza em silêncio a seguinte fórmula: “Pelo mistério desta água e deste vinho sejamos participantes da divindade de Cristo, vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade”.

É um rito simples, mas tem um grande significado, haja vista a sua relação com Cristo e com a Igreja, ou seja, com Cristo e com a nossa humanidade. Isto leva-nos a contemplar que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; nunca nos cansaremos de afirmar esta realidade, pois é o fundamento da fé cristã.

Podemos fazer um paralelo deste rito da água e do vinho na celebração da Santa Missa com o primeiro milagre realizado por Jesus, transformando água em vinho nas bodas de Caná (cf. Jo 2,1-12). Consideramos que Jesus não está alheio às nossas necessidades, mas entende e participa plenamente da nossa humanidade. Para ilustrar isto citamos um trecho de uma homilia de São João Paulo II: “Eis que a água, nossa bebida mais comum, ganha pela acção de Cristo um novo carácter: torna-se vinho, portanto uma bebida, de certa forma, mais valiosa. O sentido deste símbolo – da água e do vinho – encontra a sua expressão na Santa Missa. Durante o ofertório, unindo um pouco de água ao vinho, pedimos a Deus por intermédio de Cristo participar da sua vida no sacrifício eucarístico” (São João Paulo II).

A água e o vinho misturados mostram que a Santa Missa é um sacrifício de Cristo e da Igreja, é um memorial da paixão e da ressurreição do Senhor.

Santo sacrifício, porque actualiza o único sacrifício de Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja; ou também santo sacrifício da Missa, sacrifício de louvor, sacrifício espiritual, sacrifício puro e santo, pois realiza e supera todos os sacrifícios da antiga aliança (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1.330).

 “A Eucaristia é também o sacrifício da Igreja. A Igreja, que é o corpo de Cristo, participa da oferta da sua cabeça. Com Cristo, ela mesma é oferecida inteira. Ela une-se à sua intercessão junto ao Pai por todos os homens. Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo torna-se também o sacrifício dos membros do seu corpo. A vida dos fiéis, o seu louvor, o seu sofrimento, a sua oração, o seu trabalho, são unidos aos de Cristo e à sua oferenda total e adquirem assim um valor novo. O sacrifício de Cristo, presente sobre o altar, dá a todas as gerações de cristãos a possibilidade de estarem unidos à sua oferta.” (Catecismo da Igreja Católica, 1.368)

Por isso, que esta união da água ao vinho nos leve a unir a nossa vida à vida de Cristo, transformando-nos, para que possamos viver por Cristo, com Cristo e em Cristo.

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