Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Página Eucarística

O que é uma hora santa?

A hora santa é um momento reservado para a oração pessoal, que pode ser em casa ou na igreja.

Muitos santos, ao longo dos séculos, falaram sobre o conceito de “hora santa”, sugerindo esta prática a qualquer pessoa que lhes pedisse conselho.

Mas o que é, exactamente, uma hora santa?

A definição básica de hora santa é a dedicação de 60 minutos à oração pessoal. Embora muitas pessoas façam uma hora santa dentro de uma igreja ou capela de adoração eucarística, estar nesses lugares sagrados não é um requisito estrito. A hora santa pode ser feita em qualquer lugar do mundo, em sua casa, num quarto de hotel ou no metropolitano.

Às vezes, as pessoas até se referem à dedicação de 30 ou 45 minutos como uma “hora santa”, mesmo que não sejam 60 minutos completos.

O essencial para qualquer hora santa é que se trata de um momento de oração pessoal, onde se conversa com Deus. Pode ser por meio da escuta silenciosa, da leitura da Bíblia ou da sua oração devocional favorita.

A Santa Madre Teresa de Calcutá sempre deu muita importância à hora santa diária. Era uma parte vital da sua programação de cada dia. Escreveu ela:

“Eu faço uma Hora Santa todos os dias na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Todas as minhas irmãs nas Missionárias da Caridade também fazem uma Hora Santa diária, porque descobrimos que, através da nossa Hora Santa diária, o nosso amor por Jesus se torna mais íntimo, o nosso amor pelo próximo se torna mais compreensivo e o nosso amor pelos pobres se torna mais compassivo. A nossa Hora Santa é a nossa oração familiar diária, onde nos reunimos e rezamos o terço diante do Santíssimo Sacramento, exposto na primeira meia hora; e na segunda meia hora rezamos em silêncio. A nossa adoração dobrou o número das nossas vocações. Em 1963, fazíamos juntas uma Hora Santa semanal, mas foi somente em 1973, quando começamos a nossa Hora Santa diária, que a nossa comunidade começou a crescer e florescer”.

O conceito basilar de uma hora santa é inspirado em Jesus no Jardim do Getsémani. Em certo sentido, Jesus desafia todos nós a vigiar com Ele durante ao menos uma hora, como desafiou os Seus apóstolos naquela noite fatídica.

“Ele veio e encontrou-os a dormir, e disse a Pedro: ‘Simão, dormes? Não pudeste vigiar uma hora?'” (cf. Marcos 14,37).

Embora nem todos possamos dedicar uma hora inteira à oração todos os dias, podemos certamente fazer mais para passar mais tempo com Jesus.

Jesus merece e nós precisamos.

Regressar