Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

O Sofrimento

Se Deus é Bom, porque existe o mal?

  
 
 
Se Deus Pai é Todo-Poderoso, criou um mundo ordenado e bom e cuida de todas as suas criaturas, porque então existe o mal? Eis aí uma pergunta tão misteriosa, dolorosa e inevitável.
Conforme o seu poder infinito, Deus sempre poderia criar algo melhor. No entanto, na sua sabedoria e bondade infinita, Deus quis criar um mundo em "estado de caminhada" para a sua perfeição última. Os anjos e os homens, criaturas inteligentes e livres, devem caminhar para o seu destino com livre-arbítrio e amor preferencial. Pode, entretanto, desviar-se. E, de facto, pecaram. Foi assim que o mal entrou no mundo.
Portanto, Deus não é a causa do mal. No entanto, permite-o, respeitando a liberdade da sua criatura e, misteriosamente, sabe tirar do mal o bem.
Olha como os santos sabiamente entenderam este mistério:
"Deus nunca deixaria qualquer mal existir nas suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do próprio mal." (Santo Agostinho)
"Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus." (Rom 8,28)
"Aos que se revoltam com o que lhes acontece: Tudo procede do amor, tudo está ordenado à salvação do homem, Deus não faz nada que não seja para esta finalidade." (Santa Catarina de Sena)
"Não pode acontecer nada que Deus não tenha querido. Ora, tudo o que Ele quer, por pior que nos possa parecer, é o que há de melhor para nós." (Tomás More, pouco antes do martírio)
"Aprendi que era preciso apegar-me à fé, e crer que todas as coisas irão bem. Tu mesma verás que qualquer tipo de circunstância servirá para o bem" (Lady Julian)
Do maior mal jamais cometido, o homicídio do Filho de Deus, Deus tirou o maior dos bens: a glorificação de Cristo e a nossa Redenção. Cremos, assim, que Deus é o Senhor da história e os seus caminhos muitas vezes são-nos desconhecidos. Só no final, diante de Deus, conheceremos os caminhos pelos quais, mesmo através do mal e do pecado, Deus terá conduzido a sua criação até ao descanso desse "Sábado" definitivo. Novo Catecismo 309-314
 
 
 


Regressar