A tradição cristã e catequéctica encontram muitas formas de lembrar às pessoas que a comemoração do Natal é mais uma oportunidade de rever pensamentos, sentimentos e acções, para que Cristo possa ser mais visível em cada um de nós que O seguimos.
No meio do bulício e múltiplas actividades do ia a dia, é importante colocar o aniversariante em primeiro lugar e encontrar maneira de dar atenção a detalhes que tornam a celebração do Natal mais significativa para toda a família.
O empenho na construção de um "Presépio Espiritual", nos primeiros 24 dias de Dezembro, pode ajudar.
Dia 1° – ESTÁBULO – Ofereça o seu coração a Jesus. Peça-Lhe para fazer dele a sua Casa.
Dia 2 – TELHADO – Evite acções contra o próximo. Assim, a cobertura do estábulo estará em boas condições, para que o Menino Jesus fique protegido.
Dia 3 – FENDAS – Esteja atento aos sentidos e proteja-os contra as tentações. Feche as fendas nas paredes do estábulo, para que o vento e o frio não entrem.
Dia 4 – TEIAS DE ARANHA – Modere o desejo excessivo de ser elogiado. É uma forma de limpar as teias de aranha do seu presépio espiritual.
Dia 5 – VEDAÇÃO – Construa uma vedação em volta da manjedoura do seu coração, mantendo vigilância sobre os olhos, especialmente na oração.
Dia 6 – MANJEDOURA – Abstenha-se do conforto e de divertimentos excessivos. Arranje o melhor e mais quente espaço do seu coração, para o bem-estar de Jesus.
Dia 7 – FENO – Domine sentimentos de orgulho, ira ou inveja. É o feno para os animais da manjedoura.
Dia 8 – PALHA – Reabasteça-a de palha macia praticando actos de mortificação, suportando o frio ou o calor sem se queixar.
Dia 9 – FRALDAS – Prepare-as para o Divino Menino, de mãos postas em oração, com atenção e pausadamente.
Dia 10 – COBERTORES – Seja amável e gentil para com todos. Assim, estará colocando na sua manjedoura cobertores macios e quentes.
Dia 11 – COMBUSTÍVEL – Obedeça aos pais, professores e autoridades; aquecerá o seu coração.
Dia 12 – ÁGUA - Coloque água fresca e limpa no presépio; esteja sempre ligado.
Dia 13 – PROVISÕES – Evite palavras que não sejam verdadeiras e actos traiçoeiros. Prive-se de algo que gosta, nas refeições.
Dia 14 – LUZ – Limpe e organize-se na sua pessoa e nos seus haveres. Mantenha o curral com luz suficiente.
Dia 15 – FOGO – Aqueça o presépio do seu coração, sendo grato a Deus por ter assumido a natureza humana. Demonstre gratidão também aos pais, parentes e amigos.
Dia 16 – BOI – Leve o boi para o presépio. Obedeça prontamente e sem perguntar "por quê"?
Dia 17 – BURRO – Conduza o burro também. Ofereça ao Divino Menino a sua força física. Use-a ao serviço dos outros.
Dia 18 – PRENDAS – Ofereça alguns presentes ao Divino Menino e sua Mãe. Partilhe os seus bens em casa, dê esmolas aos pobres.
Dia 19 – CORDEIROS – Procure deixar na manjedoura alguns cordeirinhos; seja manso e humilde de coração.
Dia 20 – PASTORES – Convide os pastores a prestar homenagem a Jesus. Imite a sua vigilância; convença os seus amigos da importância do Natal, porque Jesus nascerá novamente no coração de cada um.
Dia 21 – CHAVE – Coloque a chave na porta do estábulo para manter afastados os ladrões. Tire do seu coração todo o mau pensamento, todo o juízo temerário.
Dia 22 – ANJOS – Convide os anjos a adorar a Deus consigo. Obedeça cuidadosamente às inspirações do seu Anjo da Guarda e da sua consciência.
Dia 23 – SÃO JOSÉ – Aprenda com o seu silêncio e paciência a suportar recusas e desapontamentos. Abra o seu coração e peça-lhe para entrar, com a bem-aventurada Virgem Maria.
Dia 24 – VIRGEM MARIA – Convide Nossa Senhora a visitar a manjedoura do seu coração e peça-Lhe que coloque nele o Divino Menino. Encurte as suas conversas e chamadas telefónicas e passe hoje algum tempo a pensar em Jesus, Maria e José.