Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Histórias lindas

A flor que não foi cuidada

  

A flor que não foi cuidada

Havia uma jovem muito bonita, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isto, o trabalho e os afazeres ocupavam-lhe todo o tempo e a sua vida era prejudicada nalgumas áreas.

Se o trabalho consumia muito tempo, ela tirava dos filhos; se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido. E assim, as pessoas que ela amava, eram sempre deixadas para depois…

Até que um dia, o pai, um homem muito sábio, deu-lhe um presente: uma pequena árvore muito cara e raríssima, da qual havia apenas um exemplar em todo o mundo. E disse-lhe:

- “Filha, esta arvorezinha vai-te ajudar muito, mais do que imaginas! Terás apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e ela te dará em troca o perfume maravilhoso e lindas flores.”

A jovem ficou emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da árvore. Ela chegava do serviço, olhava, a arvorezinha e as folhas ainda estavam lá, não mostravam nenhum sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela, passava direto.

Mas um dia, sem mais nem menos, a árvore morreu. Ela chegou a casa e apanhou um susto! Estava completamente morta, as raízes estavam ressequidas, as flores caídas e as folhas amarelas. A jovem chorou muito e contou ao pai o que tinha acontecido.

O pai respondeu-lhe:

“Eu já imaginava que isto aconteceria, e não posso dar-te outra flor, porque não há outra igual a esta; ela era única assim como os teus filhos, o teu marido e a tua família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas tu tens que aprender a regá-los, podá-los e dar-lhes atenção, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Tu acostumaste-te a ver a flor lá, sempre florida, sempre perfumada, e esqueceste-te de cuidar dela. Cuidadas pessoas que amas!”

Conclusão: E nós? Temos cuidado com as pessoas que Deus nos deu? Principalmente dos nossos familiares, amigos e benfeitores? Ele no-los dá, mas nós é que temos que cuidar deles. Só o verdadeiro amor (ou seja, o amor aos outros por amor de Deus, baseado na virtude), preserva e conserva.

Regressar