Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

Sínodo dos Bispos (Conclusão)

CONCLUSÃO

“A Palavra de Cristo habite em vós com abundância, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros, com toda a sabedoria. E, com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão. E tudo o que fizerdes por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus Pai” (Col 3, 16-17).
A escuta da Palavra de Deus como vida do crente
34. Elemento fundamental para o encontro do homem com Deus é a escuta religiosa da Palavra Vive-se a vida segundo o Espírito em proporção da capacidade de dar espaço à Palavra, de fazer nascer o Verbo de Deus no coração do homem. Com efeito, não é o homem q pode penetrar na Palavra de Deus, mas é só esta q o pode conquistar e converter, levando-o a descobrir as suas riquezas e os seus segredos, e abrindo-lhe horizontes de sentido, propostas de liberdade e de pleno amadurecimento humano (cf. Ef 4,13). O conhecimento da Sagrada Escritura é obra de um carisma ecclesial, que é posto nas mãos dos crentes abertos ao Espírito.
Diz São Máximo Confessor: “As palavras de Deus, se simplesmente pronunciadas, não são ouvidas, porque, como voz, não têm a prática dos que as pronunciam. Se porém são pronunciadas juntamente com a prática dos mandamentos, têm o poder, com essa voz, de afastar os demónios e levar os homens a construir o templo divino do coração com o progresso nas obras de justiça”. É questão de abandonar-se ao louvor silencioso do coração, num clima de simplicidade e de oração adoradora, como Maria, a Virgem da escuta, porque todas as palavras de Deus se resumem e devem ser vividas no amor (cf. Dt 6,5; Jo 13,34-35). Então, o crente, feito “discípulo” , poderá penetrar na “Palavra excelente de Deus” (Heb 6,5), vivendo-a na comunidade eclesial, e anunciá-la aos de perto e aos de longe, tornando actual o convite de Jesus, Palavra encarnada: “o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15).

Regressar