Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

São Brás

SÃO BRÁS

"Jesus levou-os a Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. E enquanto os abençoava, distanciou-se deles e era elevado aos céus"(Lc 24,50-51) 

Hoje muitas pessoas vão à igreja para receberem a "bênção de São Brás".

É um costume antigo, em que se pede a Deus, mediante esta bênção, que sejamos preservados de todo o mal da garganta e de qualquer outra doença.

Brás tinha a profissão de médico e curava pobres e ricos, cristãos e pagãos. Foi Bispo de Sebaste, mas decidiu retirar-se para um lugar isolado. Quando o imperador começou a perseguir os cristãos, escondeu-se numa gruta e ali viveu em paz com os animais, a quem curava quando estavam doentes. Como recompensa, as aves levam-lhe o alimento de que necessitava.

O governador organizou uma caçada e Brás foi descoberto e lançado na prisão. Tinha fama de santidade. Por isso, as pessoas levavam-lhe os doentes diante da sua janela para lhe pedirem a cura. Finalmente, foi decapitado.

Antes de morrer teria pedido a Deus que cure de doenças da garganta a todos os que o invocarem por seu intermédio. 

Porquê a bênção da garganta?

Conta a história que uma pobre mãe trouxe um filhinho sufocado por uma espinha de peixe, para que São Brás o curasse. Este impôs-lhe as mãos, fez o sinal da cruz e a criança ficou curada. A devoção a este Santo vem de longe. E é até representada num dos mais célebres vitrais da Catedral de Chartres, em França.

A bênção – e também a "bênção de São Brás" - significa "força de Deus"; força na nossa vida, pela oração e também pela adesão à vontade d’Ele. 

 

São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Arménia, no final do século III. Primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um óptimo serviço à sociedade. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar o lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, porque ele se ia abrindo e buscando a Deus, foi evangelizado. Mais tarde, muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade deste médico.

Numa outra etapa da sua vida, ele discerniu que precisava de se retirar. Para ele, o retiro era permanecer no Monte Argeu, em penitência, na oração, na intercessão, para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade como ele encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor estava a prepará-lo, porque, ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele, que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo; não por gosto dele, mas por obediência.

Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja, era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois ele cuidava da pessoa na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.

São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhado do imperador do Ocidente, Constantino. Por motivos políticos e por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos, porque sabia que Constantino era a favor do Cristianismo. O prefeito de Sebaste, dentro deste contexto e querendo agradar o imperador, sabia da fama de santidade do bispo São Brás, enviou os soldados para o Monte Argeu, lugar que São Brás fez de sua casa episcopal. Dali, ele governava a Igreja, embora não ficasse apenas naquele local.

São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida.
Em 316, foi degolado.

Peçamos a intercessão de São Brás para que a nossa mente, a nossa garganta, o nosso coração, a nossa vocação e a nossa profissão possam comunicar Deus que é amor.

 

Oração

Vamos rezar pela tua garganta.

Que Deus venha por intercessão de São Brás, tirar tudo que é do demónio, tudo que é tentação, todos os sentimentos que barram as tuas emoções. São Brás, venha em socorro daqueles que sofrem das gargantas, que têm vários problemas e complicações. Venha em socorro dos necessitados, que pela força de Deus, tudo que é do mal, que não é de Deus, seja exterminado neste momento, porque é pelo nome de Jesus que somos libertos e é pelo Sangue de Jesus que eu peço agora por ti. Tu podes colocar a mão na garganta agora e eu peço, Senhor, toda a libertação. Tudo o que não vem de Ti, que desapareça, porque o Seu nome é poderoso e o Senhor é o Deus da nossa vida. Senhor Jesus, vem curar a minha garganta pela força do Espírito Santo. Amém

Regressar