Curiosidades
Qual a diferença entre venerar e adorar?
- 05-06-2017
- Visualizações: 159
- Imprimir
- Enviar por email
Adorar = Prestar culto a…
A adoração é quando existe um culto no qual é envolvido um sacrifício. Se você pegar no Antigo Testamento, vai encontrar várias passagens bíblicas que mostram que quando os judeus iam adorar, ofereciam algum animal em sacrifício a Deus. Este tipo de sacrifício é conhecido como “sacrifício cruento, ou seja, com derramamento de sangue. Ao morrer por nós, na Cruz, Jesus ofereceu-se em sacrifício por nós. Ofereceu a sua Carne e o seu Sangue. Por isso, Lhe chamamos Cordeiro de Deus. Na celebração da santa Missa, nós renovamos (tornamos novo) este sacrifício. Porém, no momento da Celebração Eucarística há o sacrifício incruento, ou seja, sem derramamento de sangue.
Quando adoramos o Santíssimo Sacramento, adoramos o próprio Corpo de Cristo, e fazem-no somente em virtude do santo sacrifício da santa Missa, por meio do qual o pão se transforma no Corpo de Cristo e o Vinho se transforma no Sangue de Nosso Senhor. É por isso que, muitas vezes, ouvimos a Igreja dizer-nos que o maior culto de adoração é a santa Missa.
Não existe adoração sem sacrifício.
Mas e as imagens?
Nós, católicos, em particular, fazemos isso para prestar memória aos homens e mulheres que viveram a radicalidade da fé: os santos. Uma fé cheia de virtudes e, muitas vezes, de martírio. Fé esta que gerou neles a santidade.
Nós, católicos, em especial, temos e devemos ter, sem medo, imagens dos santos e das santas de Deus em nossas casas. É importante reverenciá-los, lembrando as virtudes e o amor deles por Jesus Cristo, e pedindo-lhes a intercessão junto de Deus. Afinal, eles estão no céu. Fazem parte do corpo místico da Igreja. E se você não crê na intercessão, meu amigo, não peça que ninguém reze por você.
Adorar: somente a Deus. Prestar culto: somente a Deus.