Por onde começar a vida espiritual?Santa Catarina responde
Santa Catarina de Sena foi uma santa influente do século XIV. É conhecida e amada por muitos pela sua santidade e tenacidade de espírito. Ela teve uma profunda vida interior e foi membro da Ordem Terceira de São Domingos. Muitos dos seus pensamentos estão no livro “O Diálogo”.
Um dos conselhos que ela escreveu foi sobre o primeiro passo que alguém deve dar na vida espiritual:
“A alma que é motivada por um desejo muito grande de honrar a Deus, começa exercitando-se, durante um certo espaço de tempo, nas virtudes comuns, permanecendo na célula do autoconhecimento, para conhecer melhor a bondade de Deus para com ela”.
E explica que este caminho de conhecimento não apenas gira em torno de conhecer melhor quem tu és, mas também quem é Deus e o papel Dele na tua vida.
Além disso, Santa Catarina escreveu as palavras de Jesus que foram lhe foram ditas numa revelação particular:
“Este é o caminho: se chegares a um perfeito conhecimento sobre Mim, a Verdade Eterna, mesmo assim nunca deves abandonar o conhecimento de ti mesma, e, humilhando-te no vale da humildade, me conhecerás a mim e a ti, de onde tirarás tudo o que for necessário”.
Santa Catarina acrescenta que o conhecimento é sempre o primeiro passo na vida espiritual e, naturalmente, leva a pessoa ao próximo estágio da jornada.
Enfim, o conhecimento de Deus, normalmente, precede o amor a Deus, pois geralmente só amamos as pessoas depois que as conhecemos. Portanto, se queres começar a tua jornada em direcção a Deus, primeiro tenta conhecê-lo através da leitura da Bíblia, e das tradições transmitidas pelos seus apóstolos por meio dos ensinamentos oficiais da Igreja Católica.
Através deste conhecimento de Deus, entenderemos melhor quem somos e estaremos preparados para abraçar o amor de Deus.