Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

A IGREJA

PADRES, CÓNEGOS E MONSENHORES

Pelo sacramento da Ordem, não há nenhuma diferença entre padre, cónego ou monsenhor. Todos são ordenados, no segundo grau deste sacramento. Todos são presbíteros do Povo de Deus.
Hoje, os títulos de cónego e monsenhor são honorários e não indicam a posse de nenhum cargo ou posição na Igreja. Antes das reformas conciliares, eles formavam o cabido diocesano, para a função de conselheiros do bispo, o governo da diocese durante a vacância e o esplendor das funções litúrgicas na catedral. Hoje, o bispo conta com diversos Conselhos, que são formados por representantes de todo o clero e do laicado. Não contam os títulos, mas a disposição para o serviço comum e comunitário da evangelização. Hoje, cónego e monsenhor são títulos de homenagem e reconhecimento pelos serviços prestados à Igreja. Além disso, o título de monsenhor é também usado para o padre que foi eleito bispo. Enquanto ele não é ordenado bispo, é chamado de monsenhor.

 

 

Regressar