Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

A IGREJA

Objectos litúrgicos

Objectos litúrgicos

liturgia

 Cálice: é uma taça de metal ou outro material nobre, onde se coloca o vinho que vai ser consagrado na Eucaristia ou Missa.

 Patena: pequeno prato de metal em que o sacerdote coloca as hóstias para consagrar.

 Hóstia: assim se chama o pão que é oferecido no altar e se transforma em corpo de Cristo, partido em comunhão na missa. Na adoração do Santíssimo fica no hostensório.

 Sanguinho: pequena toalha branca, mais comprida do que larga, que seca o sangue de Cristo durante a celebração. É usado para limpar o cálice, a patena e a âmbula depois da comunhão.

 Corporal: pano branco, quadrado, com aproximadamente 50 cm de lado, que no momento da apresentação das ofertas é colocado no centro do altar, sobre a toalha. Chama-se corporal porque sobre ele será colocado o corpo de Cristo nas espécies do pão e vinho.

 Pala: pequeno cartão quadrado, coberto de tecido branco, que serve para proteger o cálice durante a celebração da eucaristia.

 Manustérgio: é uma pequena toalha, sempre de tecido absorvente, com que o sacerdote, na missa, e também o ministro, na celebração, enxugam as mãos, depois de as lavar após a preparação e oferecimento das ofertas do pão e do vinho.

 Altar: mesa onde se celebra a Eucaristia. É símbolo de Cristo e deve estar sempre coberto com uma toalha branca e limpa. Sobre ele podem estar acesas velas e colocada uma cruz, se no lugar não existe um crucifixo. As flores devem ser colocadas ao lado do altar, e não sobre ele.

Bandeja:Pequeno prato metálico utili­za­do na distribuição da comunhão para re­colher eventuais partículas ou gotas que caiam do pão e vinho consagrados.

 

Píxide: Tam­bém chamada *cibório”, é um vaso sa­gra­do destinado a guardar a Sagrada Reserva, a distribuir a Comunhão e a fazer a exposição do SS. Sacramento.

Regressar