Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

O que é a Religião?

O que é Religião?

Religião é o conjunto dos deveres do homem para com Deus. O homem deve ao seu Criador a homenagem das suas diversas faculdades. Deve empregar a inteligência em conhecê-Lo, a vontade em observar as suas leis, o coração e o corpo em honrá-Lo com um culto conveniente. Tal é a razão íntima dos três elementos essenciais de toda a Religião.

A Religião não é uma ciência puramente teórica. Não basta reconhecer a grandeza de Deus e os laços que nos unem a Ele. Deve haver, da parte do homem, uma homenagem real de adoração, de respeito e de amor para com Deus: este é o culto.

Sem o culto público, Deus não recebe a devida honra, e os homens não compreendem a importância da Religião. Poderá o homem negar-Lhe as homenagens públicas e solenes que rende aos seus representantes na Terra? Não, o culto público é necessário.

As cerimónias dão aos homens uma elevada ideia da majestade divina; estimulam e despertam a piedade debilitada ou adormecida, e simbolizam nossos deveres para com Deus e para com os nossos semelhantes.

Para isso são necessários sacerdotes, isto é, presbíteros eleitos por Deus entre os homens para velar pelo exercício do culto. O sacerdote instrui, dirige, admoesta e preside aos acontecimentos mais importantes da vida. É ele quem, em nome de todos, oferece o sacrifício, acto mais importante do culto.

Podes passar sem Religião, como podes passar sem Céu. Mas se não vais ao Céu, tens que ir ao inferno, não há meio termo. Ao Céu vão os fiéis servidores de Deus, e ao inferno os que se negam a servi-Lo. O serviço de Deus consiste na prática da Religião. Podes protestar quanto quiseres, mas não lograrás mudar os eternos decretos de Deus, teu Criador e Senhor.

Assim como o homem deve a Deus uma porção de espaço, que Lhe consagra edificando templos, também Lhe deve uma porção do seu tempo, que Lhe dá consagrando ao culto alguns dias de festa. Se não houvesse domingo, o homem olvidaria que há um Céu eterno que devemos alcançar, uma alma que devemos salvar, um inferno que devemos evitar...

O domingo traz coordenadas outras vantagens:

1) É necessário para o corpo humano, porque sem um dia de repouso por semana este se abateria logo.

2) É necessário para a família, cujos membros não podem reunir-se mais que nesse dia para gozar as vantagens e as doçuras da vida.

3) É necessário à felicidade social, porque a Igreja é a única escola da fraternidade, da concórdia e da união de classes.

Conclusão: A Religião é boa e necessária para todos. Ela ensina-nos a conhecer, amar e servir a Deus, que é o Deus de todos. Ela assegura a salvação da nossa alma, que é o objectivo de todos. Ela conduz-nos ao Céu, que é a pátria de todos. E posto que no universo criado para o género humano o homem ocupa sempre o primeiro lugar, deve ele ser também o primeiro na prática da Religião.

* Tradução de trechos do livro La Religión Demostrada, do Padre P.A. Hillaire,
Editorial Difusión, Buenos Aires, 8ª edição, 1956, pp. 90 e ss.

Regressar